Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Gestores públicos do Caribe iniciarão curso virtual sobre Educação Alimentar e Nutricional para programas de Alimentação Escolar

A capacitação é promovida pela cooperação entre o governo do Brasil e a FAO, no âmbito do projeto Consolidação de Programas de Alimentação Escolar na América Latina e no Caribe.

Brasília, 7 de  Agosto, 2020 - Para ampliar os conhecimentos de profissionais e gestores públicos do Caribe em  alimentação escolar, o projeto Consolidação de Programas de Alimentação Escolar na America Latina e no Caribe inicia dia 11 de agosto, às 17 horas (Horário de Brasília), o curso Educação Alimentar e Nutricional para programas de Alimentação Escolar, com um lançamento por meio de uma reunião virtual.

Com a participação de representantes dos ministérios da Educação, Saúde, Segurança Social, Agricultura, entre outros, a capacitação é promovida  pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Agência Brasileira de Cooperação dos Ministérios das Relações Exteriores (ABC/MRE), Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Sociedade Agroeconômica do Caribe.

Segundo Najla Veloso, coordenadora do projeto Consolidação de Programas de Alimentação Escolar na ALC, o curso foi elaborado por esta iniciativa de cooperação sul-sul trilateral especificamente para os profissionais caribenhos, visando melhorar as capacidades na área de desenvolvimento e implementação de programas de alimentação escolar na sub-região, considerando o contexto de pandemia de COVID 19.Para este curso participarão representantes de Barbados, Granada, Guiana, Jamaica, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Suriname e Trinidade e Tobago.

A fase I do curso terá a duração de dois meses, por meio de sessões virtuais. Durante esse período, serão oferecidas leituras atualizadas sobre programas de alimentação escolar e educação alimentar e nutricional; apresentações e discussões com especialistas; e intercâmbios de experiências e informações entre os países.

Para a fase II do curso, prevista para o próximo ano, serão realizadas atividades práticas em escolas, além de um encontro presencial.

O curso busca fornecer aos gestores do Caribe conhecimentos e habilidades necessárias para a aplicação de princípios e práticas eficazes de educação alimentar e nutricional no âmbito de programas de alimentação escolar, bem como capacitá-los para que estes programas possam atuar estrategicamente em resposta aos múltiplos impactos ocasionados pela pandemia de COVID-19.

Consolidação de PAE na região

O projeto Consolidação de Programas de Alimentação Escolar na ALC tem no escopo de suas atividades o objetivo de fortalecer e consolidar os programas de AE na região e promover a mudança de hábitos alimentares por meio de ações de educação alimentar e nutricional e a incorporação de produtos frescos e saudáveis na alimentação escolar, prestando uma contribuição para o alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).