Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Circuitos curtos de comercialização na agricultura familiar é tema de seminário virtual

Brasil e Colômbia apresentarão experiências, buscando identificar as principais lições aprendidas e os desafios para os dois países nessa questão.

Bogotá, 2 de setembro de 2020 - Para troca de experiências em circuitos curtos de comercialização na agricultura familiar no Brasil e na Colômbia, o projeto Semeando Capacidades promove seminário virtual no dia 6 de outubro (14h na Colômbia e 16h no Brasil).

É esperada no Seminário Virtual Agricultura Familiar e Circuitos Curtos: Experiências Organizacionais no Brasil e na Colômbia a participação de representantes de organizações sociais, academia, governos e FAO, além de outros interessados ​​no tema. O evento será transmitido no canal da ONU Colômbia no YouTube: http://bit.ly/CircuitosCortosACFC . 

O projeto Semeando Capacidades integra as ações de cooperação sul-sul trilateral do projeto regional América Latina e Caribe sem Fome 2025/Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO. Desde novembro de 2019, é implementado em conjunto na Colômbia pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (MAPA), Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Colômbia (MADR)

Experiências

Durante o seminário, serão apresentadas as experiências brasileiras: Rede Povos da Mata, Central da Caatinga e Rede CS Brasília. Da parte da Colômbia, serão apresentadas as seguintes iniciativas: Associação de Produtores Orgânicos La Tulpa, Mercados Campesinos - MercaOrinoquia, Rede de Mercados Agroecológicos Camponeses Valle del Cauca (REDMAC). 

Essas experiências buscam compartilhar lições aprendidas sobre a gestão de redes e alianças e a aproximação com os consumidores em circuitos curto de comercialização. 

Semeando capacidades

O projeto Semeando Capacidades busca fortalecer políticas e instrumentos que promovam a rentabilidade e a sustentabilidade do campo colombiano, sendo um importante instrumento de apoio para que a agricultura do país cumpra seu papel de contribuir para a transformação econômica, social e política.