Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Juntos Somos Mais Algodão: webinar comemora o Dia Mundial do Algodão - América Latina e África

FAO, ABC/MRE e OIT, por meio dos projetos de cooperação técnica internacional + Algodão, Algodão com Trabalho Decente e Shire-Zambeze, promovem um evento virtual no dia 7 de outubro.

Santiago, 5 de outubro de 2020 - Os projetos de cooperação Sul-Sul, +Algodão, em execução em países da América Latina; Algodão com Trabalho Decente, executado no Paraguai, Peru, Mali e Moçambique; e Shire-Zambeze, em execução em Moçambique e Malaui, promovem o webinar Juntos Nós Somos Mais Algodão, em comemoração ao Dia Mundial do Algodão - América Latina e África, no dia 7 de outubro (15h Chile/Brasil/Paraguai/Argentina; 13 h Equador/Colômbia/Peru; 20h Moçambique). O webinar será transmitido pela conta Twitter da Cooperação Brasil-FAO: @FAOBrasilCoop. 

Além de comemorar o dia, o evento virtual visa dar visibilidade à importância da cotonicultura na América Latina e na África, destacando as inúmeras vantagens do algodão, desde suas qualidades como fibra natural até os diversos benefícios que geram para milhares de pessoas e atores envolvidos nesta cadeia de valor por meio de sua produção, transformação, comercialização e consumo em todo o mundo. 

O webinar Juntos Somos Mais Algodão é promovido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC / MRE) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). 

Criado em 2019 pela Organização Mundial do Comércio (OMC), a pedido do Cotton-4 (Coalizão da África Ocidental: Benin, Burkina Faso, Chade e Mali), o Dia Mundial do Algodão busca reconhecer e dar visibilidade à importância deste o cultivo como commodity mundial, produzido em mais de 75 países nos cinco continentes, em uma cadeia de valor formada por atores dos setores de produção, transformação e comércio. 

Panorama do algodão

O setor algodoeiro desempenha um papel fundamental na economia mundial como um produto agrícola que envolve mais de 100 milhões de famílias em sua produção em todo o mundo. É um produto básico industrial usado para produzir roupas, têxteis e outros subprodutos multiuso, como os óleos. A estimativa de produção mundial do Comitê Consultivo Internacional do Algodão (ICAC) para 2019/20 é de 26,2 milhões de toneladas, com produção atualmente estimada em 25,2 milhões de toneladas para 2020/21, com um decréscimo de 4% à medida que a área plantada mundial diminui devido aos preços mais baixos. 

O algodão é um recurso estratégico para a agricultura familiar na América Latina devido à geração de renda, empregos e alternativa de meios de vida para as famílias. Por meio da exportação de têxteis, o produto contribui para o crescimento da economia como um todo. Na América Latina e no Caribe, 80% dos produtores de algodão são agricultores familiares. 

Comemorações nos países

Além do webinar regional, no âmbito dos projetos países +Algodão, durante a semana de 5 a 9, serão promovidos eventos virtuais nacionais em comemoração ao Dia Mundial do Algodão na Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai e Peru. Os webinars abordarão diversos temas de interesse do setor, tais como: inovações técnicas e tecnológicas; variedades de algodão; inovações tecnológicas e organizacionais no âmbito público-privado; articulação da cadeia de têxteis e confecções; inovações em máquinas para agricultores familiares algodoeiros; produção de sementes e outras culturas; e desafios e oportunidades para a reativação da cadeia.