Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Mais de dois mil profissionais de três países serão capacitados em alimentação escolar

Profissionais do Peru, Colômbia e Guatemala participarão de curso virtual para fortalecer seus conhecimentos e práticas em educação alimentar e nutricional no âmbito dos programas de alimentação escolar.

Santiago do Chile, 16 de outubro de 2020 - Cerca de 2.100 profissionais das áreas de educação, nutrição e agricultura do Peru, Colômbia e Guatemala participarão do curso virtual Alimentação escolar como estratégia educacional para uma vida saudável, promovido pelo projeto regional Consolidação de Programas de Alimentação Escolar (PAE) na América Latina e Caribe, no marco do Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO.

A iniciativa é promovida pela Rede de Alimentação Escolar Sustentável, por meio do Governo do Brasil, representado pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE) e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE)/MEC), e pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

O curso começa no dia 23 de outubro (12h do Brasil, 10h do Peru/Colômbia e 9h da Guatemala), com seu lançamento virtual e a primeira sessão, que contará com representantes das instituições promotoras, dos governos dos países participantes, dos escritórios nacionais da FAO, assim como alunos do curso. A transmissão ao vivo estará disponível por meio do canal do Youtube da FAORLC (aqui) e na conta Twitter @FAOBrasilCoop.

Com duração total de 90 horas, o curso é totalmente virtual e tem como objetivo fortalecer as capacidades de profissionais de escolas, municípios e departamentos para o desenvolvimento, implantação e acompanhamento de ações de educação alimentar e nutricional no âmbito dos PAE.

Conteúdo

O curso foi elaborado para professores, diretores de escolas, nutricionistas, gestores de PAE em municípios ou secretarias, gestores em nível nacional, técnicos, entre outros, que contarão com diversos recursos como textos, vídeos e demais materiais de comunicação pedagógica que estarão disponíveis em uma plataforma virtual para promover a discussão da temática da alimentação escolar nos três países.

Os conteúdos foram desenvolvidos pelo projeto regional Consolidação de Programas de Alimentação Escolar na América Latina e Caribe, com o apoio dos governos participantes para que estejam relacionados e adequados à realidade local desses países.

Doze sessões de aulas virtuais serão transmitidas uma hora por semana, por meio de diversos canais como YouTube, Twitter e outros. O curso está dividido em quatro unidades: Direito Humano à Alimentação Adequada, Segurança Alimentar e Nutricional e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Programas de alimentação escolar sustentável; Educação alimentar e nutricional no marco da alimentação escolar; e Hortas escolares com enfoque pedagógico. Ao final do curso, será realizada uma aula virtual que abordará o tema da biossegurança para o retorno às escolas.