Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Semeando Capacidades promove oficina virtual para troca de experiências em extensão agropecuária

A atividade é voltada para extensionistas, profissionais do setor rural e lideranças de organizações agrícolas.

Bogotá, 26 de outubro de 2020 - O projeto Semeando Capacidades promove nesta terça-feira (27) a oficina Boas práticas na extensão agropecuária: ferramentas para fortalecer a agricultura familiar, com transmissão pelo canal no YouTube da ONU Colômbia (14h da Colômbia/16h do Brasil). O encontro virtual, voltado para extensionistas, profissionais do setor rural e lideranças de organizações agrícolas, busca gerar um espaço de divulgação de experiências no Brasil e na Colômbia. Serão apresentadas as boas práticas: Projeto Ecopetrol; Rede de Extensão Nordeste; Gerenciamento de Riscos; Emater-Pará; e PASO Colômbia. 

A oficina é uma das atividades promovidas em conjunto pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (MAPA), Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Colômbia (MADR) e Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Lançado em 2019, o projeto de cooperação sul-sul trilateral Semeando Capacidades integra as ações do projeto regional América Latina e Caribe sem Fome 2025

Colômbia e Brasil: semeando capacidades

O projeto Semeando Capacidades, iniciado em novembro de 2019, é implementado em conjunto pelos governos do Brasil, Colômbia e FAO e está dividido em quatro componentes: extensão agropecuária, agroecologia, mercados diferenciados e sistemas de informação. O objetivo é fortalecer políticas e instrumentos que promovam a rentabilidade e a sustentabilidade do campo colombiano, com especial ênfase na produção da agricultura familiar com enfoque agroecológico, sendo um importante instrumento de apoio ao desenvolvimento rural do país rumo à transformação econômica, social e política.