Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Compras públicas da agricultura familiar na Colômbia e no Brasil é tema de seminário virtual

O projeto Semeando Capacidades promove uma série de três seminários para troca de experiências entre os dois países sobre o tema.

Bogotá, 6 de novembro de 2020 - O projeto Semeando Capacidades promove, dia 11 de novembro, o seminário virtual “Compras públicas locais da agricultura familiar como estratégia de desenvolvimento territorial”, com transmissão ao vivo no canal YouTube da ONU Colômbia (14h na Colômbia / 16h no Brasil). 

Este é o primeiro de três seminários sobre o tema promovidos conjuntamente pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (Mapa), Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Colômbia (MADR) e Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). O projeto de cooperação sul-sul trilateral entre Brasil, Colômbia e FAO – Semeando Capacidades - integra as ações do projeto regional América Latina e o Caribe sem Fome 2025

O encontro é voltado para entidades nacionais da Colômbia que integram a Estratégia Nacional de Compras Públicas Locais; gestores públicos da ordem territorial; delegados dos operadores de programas públicos de alimentação; e organizações representativas de pequenos produtores e da agricultura camponesa, familiar e comunitária. 

O objetivo do primeiro seminário é demonstrar a importância das compras públicas para o desenvolvimento territorial, abordando aspectos conceituais e práticos, por meio de apresentações sobre as principais políticas e instrumentos de compras públicas no Brasil e sobre a Lei 2046/2020, sancionada na Colômbia em agosto de 2020, que estabelece mecanismos para promover a participação de pequenos produtores agrícolas locais e da agricultura camponesa, familiar e comunitária nos mercados públicos de compra de alimentos. 

Colômbia e Brasil: semeando capacidades

O projeto Semeando Capacidades, iniciado em 2019, está dividido em quatro componentes: extensão agrícola, agroecologia, mercados diferenciados e sistemas de informação. O objetivo é fortalecer políticas e instrumentos que promovam a rentabilidade e sustentabilidade do campo colombiano, com especial ênfase na produção da agricultura familiar com enfoque agroecológico, sendo um importante instrumento de apoio ao desenvolvimento rural do país rumo à transformação econômica, social e política.