Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Agricultoras e agricultores algodoeiros da Colômbia receberam capacitação para melhorar o processo de colheita e transporte da fibra

O objetivo foi fornecer informações para prevenir a contaminação do algodão, preservar a qualidade e obter melhores rendimentos.

Bogotá, 28 de julho de 2021 - O projeto + Algodão Colômbia, em conjunto com a Confederação Colombiana do Algodão (Conalgodón), o Fundo de Desenvolvimento do Algodão e algumas agremiações do setor, iniciou a execução de um plano de ação relacionado ao início da colheita de algodão nos departamentos de Tolima, Huila e Valle del Cauca (Zona Interior da Colômbia). O objetivo é sensibilizar agricultores da região sobre os cuidados no manuseio da fibra em sua etapa de colheita e no transporte até as empresas descaroçadoras, visando uma boa comercialização de sua produção. 

O projeto +Algodão é uma iniciativa de cooperação sul-sul trilateral executada em conjunto pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Colômbia (MADR). 

A pedido do setor têxtil colombiano, foram realizados dois treinamentos na empresa Coagronat, no município de Natagaima Tolima, com a participação de 30 agricultoras e agricultores, para prevenir da contaminação da fibra do algodão, visando preservar sua qualidade e, assim, obter melhor lucro. As capacitações abordaram temas como contaminação por polipropileno, fibras sintéticas e materiais estranhos que se misturam à fibra do algodão na colheita, transporte da produção e armazenamento, etapas também importantes e que exigem cuidados para não contaminar a fibra. Além disso, a questão da destruição do restolho de algodão foi incluída como uma medida fitossanitária para o manejo de pragas limitadoras do cultivo. 

Os agricultores também receberam materiais informativos sobre os cuidados com a colheita, melhoria e preservação da qualidade da fibra desde o plantio até o transporte. Essas recomendações destacaram a compra ou rejeição do algodão pela indústria segundo a contaminação da produção. 

Outra atividade já realizada no âmbito deste plano foi o evento "Fisiologia, Gestão da Colheita e Transformação de Subprodutos do Algodão", promovido pelo projeto de cooperação técnica do Fundo Argentino de Cooperação Internacional (FO.AR) e da Agência de Cooperação Presidencial da Colômbia (APC), com o apoio da Conalgodón e do projeto +Algodão Colômbia. O objetivo foi treinar e trocar experiencias relacionadas à colheita, à qualidade da fibra, ao manejo agronômico e seus subprodutos. Da mesma forma, promoveu-se o contato com agentes do setor algodoeiro para ampliar as oportunidades do setor algodoeiro colombiano. 

+Algodão Colômbia

O projeto +Algodão Colômbia, iniciado em 2017, visa apoiar o desenvolvimento da cadeia de valor do algodão colombiano, contribuindo para a melhoria da renda, das condições de vida e da segurança alimentar dos agricultores e agricultoras familiares e camponeses. A iniciativa de cooperação visa a implantação de um sistema produtivo diversificado que combine o algodão com culturas alimentares consorciadas e rotativas, com a adoção de boas práticas agrícolas, ambientais e sociais.