Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Brasil, Colômbia e FAO promovem troca de experiências em governança e gestão sustentável da água para a agricultura familiar

A atividade, dividida em duas sessões, contará com representantes dos dois países e do Corredor Seco Centro-Americano.

Bogotá, 19 de outubro de 2021 - A Representação da FAO na Colômbia, em conjunto com o projeto de cooperação Semeando Capacidades, promoverá o evento virtual ´Intercâmbio Sul-Sul sobre governança e tecnologias de água para a agricultura familiar´, com o objetivo de apresentar experiências e inovações de sucesso na governança e gestão sustentável dos recursos hídricos nos territórios semiáridos do Brasil, e que podem contribuir para a implementação de políticas sobre este tema na Colômbia. Existem várias regiões na Colômbia com características climáticas de áreas semiáridas, principalmente no norte do país. 

O intercâmbio será realizado em duas sessões: 20 e 27 de outubro, respectivamente, por meio da plataforma Zoom (inscreva-se aqui). A atividade regional é dirigida a entidades públicas de ordem nacional e territorial, organizações da sociedade civil, entidades privadas, academia, institutos de pesquisa e organizações não governamentais do Brasil e da Colômbia, vinculadas ao tema de gestão das águas e agricultura familiar, e de representantes de países membros do Corredor Seco Centro-Americano. 

O projeto Semeando Capacidades é realizado no Brasil e na Colômbia de forma conjunta pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (MAPA), Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Colômbia (MADR) e Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO); e que integra as ações do projeto regional América Latina e Caribe sem Fome 2025. 

Primeira sessão: 20 de outubro

Na primeira sessão, será apresentado o Manual de Boas Práticas da Agricultura Familiar no Semiárido do Brasil, e por parte da Colômbia, o Plano Nacional de Irrigação e Drenagem da Economia Camponesa, Familiar e Comunitária. 

Segunda sessão: 27 de outubro

Na segunda sessão, o Brasil apresentará a tecnologia de cisternas desenvolvida pela Embrapa. Por parte da Colômbia, a Agrosavia apresentará os avanços na governança e gestão sustentável da água para a agricultura.