Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES) lança plataforma em evento regional

Nova ferramenta digital representa fase mais avançada da cooperação internacional em alimentação escolar, impulsionada pelo Governo do Brasil

SANTIAGO DO CHILE, 9 de novembro de 2021. O evento internacional 'Rede Alimentar Escolar Sustentável (RAES): Avanços e Compromissos na América Latina e Caribe' lançará a plataforma virtual da RAES (www.redraes.org), que facilitará o intercâmbio de informação, experiências e divulgação de notícias, eventos, boas práticas, atividades, cursos, vídeos, documentos e outros materiais estratégicos para o fortalecimento da política de alimentação escolar em nível regional.O evento virtual acontecerá no dia 10 de novembro, às 11h (horário do Chile e Brasil), com tradução simultânea para os idiomas inglês e espanhol, e transmissão ao vivo nas redes sociais YouTube UNFAO e Twitter FAOBrasilCoop.

 

O seminário é organizado pelo Governo do Brasil, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). 

O evento também será um marco para reforçar o compromisso do governo brasileiro de continuar apoiando os países da região no fortalecimento de seus programas de alimentação escolar como uma política pública responsável por garantir o direito humano à alimentação de pelo menos 85 milhões de pessoas.

A atividade contará com a participação de autoridades, gestores e técnicos de diversos países da região, buscando consolidar a RAES como instrumento de apoio na construção de uma aliança entre os participantes para a execução de ações conjuntas e elaboração de uma estratégia coordenada pelo fortalecimento dos programas de alimentação escolar na região, especialmente no contexto da pandemia COVID-19. Atualmente, a Rede RAES conta com a participação de 21 dos 33 países da ALC em suas atividades.

Uma Rede para alimentação escolar

A Rede RAES foi criada em 2018 pelo Governo do Brasil, com o apoio da FAO, para fortalecer as capacidades dos gestores e promover a troca de experiências sobre programas de alimentação escolar entre os países da região. Desde sua primeira reunião, a Rede vem desenvolvendo diversas atividades com os países participantes: Argentina, Belize, Bolívia, Bahamas, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, El Salvador, Granada, Guatemala, Guiana, Honduras, Jamaica , México, Panamá, Paraguai, Peru, Santa Lúcia e São Vicente e Granadinas.

A criação da Rede levou em consideração a vasta experiência do Brasil no tema da alimentação escolar, país cujo programa tem ampla cobertura, beneficiando, diária e universalmente, 41 milhões de alunos. Também considerou a experiência de cooperação técnica internacional ao longo de mais de dez anos do projeto Consolidação de Programas de Alimentação Escolar na América Latina e Caribe, como parte das ações do Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO.