Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Internacionalização de produtos das cadeias de valor das fibras naturais e do cacau é tema de curso virtual

Aliança entre a ALADI e o projeto +Algodão visa preparar pequenas e médias empresas, membros de associações de produtores e cooperativas, entre outros.

Santiago do Chile, 11 de novembro de 2021 - A Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) em conjunto com o projeto de cooperação sul-sul trilateral +Algodão promove o curso ´Ferramentas para promover a internacionalização de produtos das cadeias de valor de fibras naturais e do cacau´, entre os dias 16 e 25 de novembro, por meio da plataforma do Centro Virtual de Formação da ALADI e da plataforma ZOOM. Para se inscrever, acesse o link de inscrição: https://bit.ly/3n2rDdD 

Para Mónica Ayala, Chefe do Departamento de Cooperação e Capacitação da ALADI, expandir o comércio regional é um imperativo para o presente e o futuro da região. “Por parte da ALADI, sabemos que isso implica grandes desafios associados à geração de uma oferta exportável competitiva e, neste sentido, os nossos esforços visam também a promoção e apoio às pequenas e médias empresas na sua internacionalização.” 

O objetivo do curso é fortalecer as capacidades de pequenas e médias empresas, membros de associações e cooperativas de produtores, de câmaras e agremiações, bem como de instituições ligadas às cadeias de fibras e do cacau. Será uma oportunidade para representantes de países latino-americanos aprofundarem seus conhecimentos no processo de internacionalização de seus empreendimentos, nos mercados regionais e na ampliação da participação nessas cadeias de valor. 

Esta capacitação também é uma etapa de preparação para a Rodada de Negócios da Cadeia de Valor Regional, que será realizada pela ALADI, de 7 a 9 de dezembro de 2021. 

O Oficial de Sistemas Agroalimentares e Comércio da FAO, Pablo Rabczuk, convida a todas a pequenas e médias empresas e organizações de produtores de cacau e de fibras naturais da região a participarem deste curso para a internacionalização de seus produtos. “No estágio de recuperação econômica pós-COVID-19, as exportações e o comércio regional como um todo têm um papel fundamental. Esta capacitação é um complemento ideal para a rodada de negócios virtual das cadeias de cacau e fibras naturais que promoveremos com a ALADI, um parceiro estratégico para gerar oportunidades comerciais e aproveitar os mercados regionais”, frisou Rabzuck. 

O projeto +Algodão é uma iniciativa de Cooperação Sul-Sul trilateral desenvolvida pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC / MRE), a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e sete países parceiros da região, no âmbito do Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO: Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Haiti, Paraguai e Peru. 

Curso

O curso é dividido em quatro módulos, com os temas: perspectivas para o comércio de produtos agrícolas e alimentícios; aspectos-chave para a comercialização no mercado externo: condições de acesso ao mercado; e aspectos fundamentais para a comercialização no mercado externo: promoção comercial e logística. Para o encerramento, um webinar sobre boas práticas para o comércio regional, com experiências em rastreabilidade e certificação. 

As aulas serão ao vivo e terão uma dinâmica interativa, com espaço para dúvidas e esclarecimentos. Cada aula será gravada e ficará disponível na plataforma ALADI, assim como as atividades e materiais sobre os temas abordados.