Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Delegação colombiana chega ao Brasil para encerrar atividades do projeto Semeando Capacidades e explorar outras possibilidades de cooperação

O projeto executou atividades para fortalecer políticas e instrumentos voltados para a agricultura familiar.

Brasília, 19 de novembro de 2021 – Uma delegação de representantes do governo colombiano chega em missão à cidade de Brasília, para uma semana de atividades que fazem parte do encerramento do projeto de cooperação sul-sul trilateral Semeando Capacidades, de 22 a 26 de novembro. A missão também tem como objetivo explorar as possibilidades de continuidade dessa iniciativa e fortalecer a cooperação entre Brasil, Colômbia e FAO, em temas associados à agricultura familiar. 

O projeto, iniciado em 2019, é executado no Brasil e na Colômbia por meio de uma parceria entre a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (MAPA), o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Colômbia (MADR) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO); e que integra as ações do projeto regional América Latina e Caribe sem Fome 2025. 

A delegação colombiana é formada por representantes do MADR, do instituto de pesquisa Agrosavia, do escritório da FAO na Colômbia, da Universidade Nacional da Colômbia e da organização social Tierra Libre. 

Agenda em Brasília

No dia 23 de novembro, às 14h, a delegação colombiana será recebida no Palácio do Itamaraty pelos representantes da ABC/MRE, do MAPA e da FAO no Brasil. Durante uma semana, o grupo da Colômbia participará de sessões temáticas sobre compras públicas da agricultura familiar, agroecologia, orgânica, bioeconomia e acesso a mercados e Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), nas dependências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (MAPA). Também será realizada visita de campo para conhecer a experiência de ATER e acesso aos mercados por meio de compras públicas e de comercialização da agricultura familiar, com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF). A delegação será recebida, nesta sexta-feira, dia 26, na Embaixada da Colômbia, para o encerramento da missão. 

Semeando capacidades e experiências entre Brasil e Colômbia

Durante dois anos, o projeto Semeado Capacidades realizou uma série de atividades para fortalecer políticas e instrumentos que promovam a rentabilidade e sustentabilidade do rural colombiano, com especial ênfase na produção da agricultura familiar com enfoque agroecológico, sendo um importante instrumento para o desenvolvimento rural do país rumo à transformação econômica, social e política. 

A pandemia não impediu esta iniciativa de cooperação, que foi adaptada para atividades virtuais, atingindo uma grande diversidade de participantes do Brasil, Colômbia e da FAO. Foram promovidos 45 espaços de intercâmbio com mais de 850 atores e mais de 6000 participantes diretos. Foram produzidos 17 documentos técnicos sobre temas como alinhamentos de políticas públicas para a agroecologia, diretrizes e agendas de pesquisa, documentação de experiências de comercialização, cartilhas de boas práticas de extensão, entre outros. Em termos de materiais audiovisuais, foram produzidos diversos conteúdos, incluindo 12 podcasts, como a série Sementes do Saber, oito vídeos curtos e mais de 50 notícias. 

A estratégia do projeto baseou-se no desenvolvimento de capacidades técnicas, organizacionais e institucionais dos atores envolvidos, em torno dos componentes: extensão agrícola, agroecologia, mercados diferenciados e sistemas de informação; intercâmbio e adaptação da experiência brasileira sobre elaboração, monitoramento e avaliação de políticas públicas para a agricultura familiar.