Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

‘As Sementes do Saber´: podcasts trazem informações para agricultores familiares nos Montes de María

Desenvolvidos pelo projeto Semeando Capacidades, os quatro episódios buscam compartilhar conteúdos para fortalecer as capacidades da agricultura familiar da região.

Bogotá, 03 de março de 2021 - Levar informações e conteúdos de interesse para os agricultores que vivem nas aldeias e municípios de Montes María, especialmente como resposta à necessidade de continuar apoiando esses agricultores familiares durante a pandemia de COVID-19, o projeto Semeando Capacidades iniciou a divulgação de uma série de podcasts denominada As Sementes do Saber. 

Os podcasts são transmitidos pela estação Marina Stereo da Marinha Nacional, que está apoiando a transmissão, também são enviados pelo WhatsApp para um banco de dados de produtoras da região e estão disponíveis na plataforma Soundcloud do projeto Semeando Capacidades. 

O projeto Semeando Capacidades é uma iniciativa de cooperação sul-sul trilateral, executada conjuntamente na Colômbia e no Brasil, pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (MAPA), Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Colômbia (MADR) e Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO); e integra as ações do projeto regional América Latina e Caribe sem Fome 2025. 

Temas de podcast

Divididos em quatro episódios - melicultura, pecuária sustentável, governança hídrica e associatividade e comercialização - os podcasts apresentam depoimentos de agricultores familiares da região que compartilharam suas experiências, a participação de especialistas da FAO Colômbia e entidades como a Agrosavia, que deram dicas e recomendações. Também foram apresentadas experiências do Brasil em temas como associatividade e pecuária sustentável. 

As Sementes do Saber é o resultado de uma das ações que acompanham a experiência do Sistema Territorial de Inovação (STI) nos Montes de María, promovida pelo projeto Semeando Capacidades e que aborda questões relacionadas com as iniciativas de sustentabilidade geridas pelo projeto, organizações camponesas e outros atores nos municípios de El Carmen de Bolívar (aldeia El Respaldo), Morroa (distrito de Cambimba) e Ovejas (distrito de Chengue). 

“A Associação de Agricultores Camponeses da aldeia de El Respaldo, apresentou sua experiência com sistemas silvipastoris, a associação de Pequenos Produtores Agropecuários de Cambimba falou sobre sua rede de Jagüeyes, assim como a Associação de Vítimas de Chengue que destacou a importância da associatividade ", explicou Ana María García Hoyos, profissional especializada do projeto Semeando Capacidades. 

No dia 16 de março, como parte do acompanhamento ao Sistema Territorial de Inovação (STI) em Montes de María, o projeto visitará esta região para realizar um encontro onde se trocarão experiências entre a Rede de Inovação de sistemas territoriais para a Sustentabilidade de Los Montes de María 'e' Territórios Inovadores e Socioecologicamente Resilientes - TISERE em Policarpa em Nariño ', este último conectado de forma virtual. Durante este evento, os podcasts serão apresentados às organizações da Agricultura Camponesa, Familiar e Comunitária (ACFC), que estarão ligadas a este encontro. 

Colômbia e Brasil: capacidades de semeadura

O projeto Semeando Capacidades, iniciado em novembro de 2019, está dividido em quatro componentes: extensão agrícola, agroecologia, mercados diferenciados e sistemas de informação. O objetivo é fortalecer políticas e instrumentos que promovam a rentabilidade e sustentabilidade do campo colombiano, com especial ênfase na produção da agricultura familiar com enfoque agroecológico, sendo um importante instrumento de apoio ao desenvolvimento rural do país rumo à transformação econômica, social e política.