Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

App LAZOS: Iniciativa de comunicação digital rural participa da feira de experiências inspiradoras "FAO Transforma"

Promovido pelo Escritório Regional da FAO, o encontro entre projetos buscou visibilizar e estimular a gestão do conhecimento e da inovação.

Santiago do Chile, 30 de junho de 2022 – Com uma audiência de 1.800 participantes online, incluindo equipes do Escritório Regional da FAO, dos escritórios nacionais da região e da sede da FAO, foi realizado no dia 14 de junho o evento virtual FAO Transforma. A iniciativa LAZOS participou como uma das 20 experiências destacadas e que farão parte do catálogo "Experiências inspiradoras da FAO na América Latina e Caribe - 2022". A experiência com o aplicativo LAZOS e outras relacionadas à “Melhor Produção” estão disponíveis no canal da UNFAO no YouTube: aqui

A iniciativa LAZOS é executada em conjunto pelo projeto regional +Algodão e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) do Brasil, no âmbito da cooperação Sul-Sul trilateral entre o Governo do Brasil, por meio da Agência de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e sete países parceiros. 

O objetivo do evento FAO Transforma foi compartilhar, valorizar, gerar trocas e reflexões sobre experiências marcantes e inspiradoras desenvolvidas ou executadas em temas que englobam as quatro melhoras que compõem o Marco Estratégico da FAO 2022-2031 e que articulam a visão da Organização para o cumprimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável: Melhor Produção, Melhor Nutrição, Melhor Meio Ambiente, Melhor Vida. 

No discurso de abertura, o Subdiretor Geral da FAO e Representante Regional para a América Latina e o Caribe, Julio Berdegué, destacou a importância de tornar o aprendizado e a inovação acessíveis a todos. Além disso, destacou: "Nosso compromisso é que sejamos um motor de inovação, que cada projeto da FAO Américas seja uma experiência de digitalização". 

APP LAZOS

A iniciativa LAZOS, criada em 2020 e que inclui um App (aplicativo) e uma plataforma de dados, foi apresentada por Fernanda Scherer, Gestora de Comunicação para o Desenvolvimento do projeto +Algodão. 

Para Adriana Gregolin, coordenadora regional do projeto +Algodão por parte da FAO, o desenvolvimento e uso de ferramentas digitais é um compromisso que deve ser implementado em todos os projetos da FAO para apoiar os extensionistas e agentes de desenvolvimento em sua atuação nos territórios rurais. "O projeto +Algodão tem feito esforços para materializar iniciativas de agricultura digital e inovação tecnológica no rural latino-americano." 

A partir da perspectiva da Comunicação para o Desenvolvimento, a iniciativa LAZOS inclui como ferramentas disponíveis: uma aplicação disponível na Google Play Store (aqui); uma plataforma; além das ações de capacitação para inclusão digital desenvolvidas nos países que executam o projeto +Algodão. 

Em sua primeira etapa, em 2020, por meio de um projeto piloto, o APP LAZOS esteve à disposição de alunos e professores das Escolas Agrícolas de Villarrica, Caazapá e Minga Guazú, no Paraguai, com o apoio da Diretoria de Educação Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (DEA/MAG). Cerca de 100 alunos dessas escolas foram atendidos. 

No Equador, essa inovação chegou a três organizações de produtores rurais (AMUCOMT, FOCAZNOM e SARIV). Em 2022, o LAZOS se posiciona como a rede social latino-americana do algodão, um espaço para reunir pilotos de produção sustentável de algodão dos sete países parceiros da cooperação, incluindo diversas instituições e atores. 

O aplicativo LAZOS conecta o setor rural - homens, mulheres, jovens, instituições - a informações que promovem o desenvolvimento rural sustentável. É uma iniciativa voltada para a formação de redes temáticas e inclusão digital para o setor algodoeiro na América Latina. A implementação de redes e comunidades virtuais é uma oportunidade para a identificação, mapeamento e análise de boas práticas agrícolas, metodológicas e de comunicação que contribuam para a construção de processos de desenvolvimento sustentável em sistemas algodoeiro-alimentares.