Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Iniciativa de comunicação digital do setor algodoeiro “LazosApp” é apresentada em congresso científico no Brasil

O aplicativo foi desenvolvido pelo projeto +Algodão para conectar atores importantes da América Latina entorno ao tema do algodão sustentável.

Santiago do Chile, 9 de agosto de 2022 – O projeto de cooperação Sul-Sul +Algodão participou no dia 8 de agosto do 60º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), em Natal, Rio Grande do Norte. Durante o evento científico, foi apresentada a iniciativa LazosApp, criada para desenvolver um conjunto de ferramentas de Comunicação para o Desenvolvimento (CpD), por meio de um aplicativo (disponível na Play Store), uma plataforma e ações de capacitação para inclusão digital que são executadas nos países da América Latina. Nesta edição do Congresso, realizada de 8 a 11 de agosto, o tema central foi “Agricultura Familiar, Sistemas Agroalimentares e Mudanças Climáticas: Desafios para os ODS”.

O projeto +Algodão é executado em conjunto pela Agência Brasileira de Cooperação Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e sete países parceiros - Argentina, Bolívia, Equador, Colômbia, Haiti, Paraguai e Peru.

Intitulado Conecta rural: reflexões sobre o potencial de Lazos para promover o desenvolvimento rural na América Latina, o artigo foi apresentado pela consultora em Comunicação para o Desenvolvimento do projeto +Algodão, Fernanda Scherer, uma das autoras do artigo, que também foi escrita por Adriana Gregolin e Carlise Schneider. Scherer destacou que o aplicativo atualmente tem grande potencial para conectar os principais atores da América Latina em torno do algodão sustentável e que o desafio é posicionar LazosApp como a rede social latino-americana do algodão. “As tecnologias digitais representam um potencial de inovação social, especialmente na geração de espaços para a formação de redes, participação e representação social; além de dar voz às populações rurais”, disse.

O artigo analisa a iniciativa Lazos sob a ótica do apoio que presta à gestão de instituições no desenvolvimento de políticas públicas, identificando o potencial das tecnologias digitais em sua interface com as políticas públicas.

LazoApp

Após dois anos de pilotos no Paraguai e Equador, com atividades de comunicação digital com alunos de escolas técnicas agrícolas, LazosApp está em fase de escalonamento regional, com foco na formação de redes por meio do aplicativo e na criação de comunidades virtuais para troca de experiências, boas práticas e informação para a gestão do conhecimento. O resultado final esperado é promover o desenvolvimento rural sustentável e fortalecer a cadeia latino-americana do algodão, conectando homens e mulheres que fazem parte desse setor.