Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Dois novos cursos virtuais fortalecem conhecimentos sobre a cadeia de valor do algodão na América Latina

Promovido pelo projeto +Algodão, o primeiro curso destaca aspectos do artesanato com algodão e o segundo, aborda hortas familiares associadas ao algodão.

@FAO/Aldo Ojeda

Santiago do Chile, 10 de fevereiro de 2023 – Para os interessados ​​em fortalecer suas capacidades em temas relacionados à cadeia de valor do algodão, o projeto +Algodão, do Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO, com apoio do Núcleo de Capacitações da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), oferece dois cursos de autoaprendizagem que estarão disponíveis até o final de 2023, gratuitamente. 

O projeto +Algodão é uma iniciativa de cooperação Sul-Sul trilateral executada pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), a FAO e sete países parceiros: Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Haiti, Paraguai e Peru. 

Os dois cursos oferecidos são: “Mais Algodão, Mais Artesanato: Desenvolvendo uma Minicoleção do Fio ao vestuário” e “Mais Algodão, Mais Alimentos: Impulsionando a Horta Familiar”. As capacitações virtuais, disponíveis em espanhol, oferecem materiais audiovisuais, conteúdo técnico e outras ferramentas e informações para o processo de autoaprendizagem voltado para o público-alvo. 

Ao final dos cursos, uma vez aprovados, os participantes poderão baixar automaticamente o certificado concedido pela FAO. 

Do fio à peça de vestuário

Destinado a artesãs algodoeiras, tecelãs das técnicas de macramê, crochê e duas agulhas, representantes de cooperativas de artesãs e demais interessadas na produção artesanal, o curso Mais Algodão, Mais Artesanato: Desenvolvimento de uma minicoleção do fio à peça de vestuário tem uma carga o total de 60 horas cronológicas. Está estruturado em 10 módulos técnico-pedagógicos metodologicamente pensados ​​para exploração sequencial, com o objetivo final de aprofundar conhecimentos sobre o desenho de produtos artesanais feitos em algodão, tendo como referência a cultura e a identidade das comunidades e/ou organizações de artesãs dos países produtores de algodão. 

Os temas dos 10 módulos são: Introdução; Teoria da cor; Marcar DNA 1; Técnica de crochê 1 (19x10); Marcar DNA 2; Técnica de crochê 2 (19x10); Marcar DNA 3; Técnica macramê 5 x 10; Programação de coleção; e Introdução ao Comércio Eletrônico. Para se inscrever, clique aqui

Algodão e alimentos

O segundo curso oferecido pelo projeto +Algodão é destinado a extensionistas nacionais, provinciais e municipais vinculados à Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) de governos locais, ministérios e organizações não governamentais, cooperativas e academia interessados no desenvolvimento e implantação de hortas familiares. A construção do conteúdo contou com o apoio técnico da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer-PB), instituição brasileira parceira do projeto +Algodão. 

O curso Mais Algodão, Mais Alimentos: Promovendo Hortas Familiares, desenvolvido com carga total de 20 horas cronológicas, visa proporcionar conhecimento atualizado sobre a implantação de hortas familiares para garantir o abastecimento e a segurança alimentar em áreas rurais algodoeiras, especialmente impactadas pela pandemia de COVID-19, como medida de recuperação das famílias agricultoras. O curso está dividido em quatro módulos: Introdução e conceitos básicos sobre hortas caseiras; Manejo de hortas familiares; Manejo agroecológico de pragas e doenças; e Medidas de prevenção e mitigação do COVID-19 na produção da horta familiar. Para se inscrever, clique aqui.