Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Governo do Brasil e FAO entregam à Colômbia tecnologia de ponta para a agricultura familiar algodoeira

O projeto +Algodão Colômbia, executado pela FAO, ABC/MRE e MADR, entregou um drone para o país.

Foto: Manfreed Díaz/FAO

Bogotá, 28 de março de 2023 - O projeto de cooperação Sul-Sul trilateral +Algodão Colômbia entregou oficialmente no dia 23 de março, em Espinal-Tolima, na Colômbia, um drone para uso de especialistas técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENA) do país. A ferramenta de última geração tem como objetivo melhorar a competitividade e a sustentabilidade ambiental, econômica e social do setor algodoeiro colombiano. 

O projeto +Algodão Colômbia é executado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE) e Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADR) da Colômbia. No país, o projeto vem atuando para fortalecer o setor algodoeiro nacional e promover a implantação de tecnologia de ponta para uma produção mais sustentável e eficiente, com foco na cotonicultura familiar. 

O evento de entrega de drones contou com a presença de autoridades da Embaixada do Brasil na Colômbia, do Governo de Tolima, do Serviço Nacional de Aprendizagem, além de representantes das diferentes organizações colaboradoras envolvidas no projeto +Algodão Colômbia, de técnicos e produtores e produtoras do cadeia de valor algodão-têxtil-confecção. 

Durante a cerimônia de entrega dos equipamentos, o diretor de Competitividade, Produtividade e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Produção de Alimentos do Governo de Tolima, Juan Manuel Rojas, destacou a importância do algodão para Tolima. Segundo o diretor, tem sido feito um trabalho de fortalecimento com a reativação do comitê departamental da cadeia algodoeira na Colômbia. "Agradecemos a cooperação brasileira por este projeto e, em nome do governo departamental, é um prazer saber que estamos nos articulando para fortalecer o setor agrícola e, principalmente, o cultivo do algodão." 

Em nome do Governo do Brasil, Pedro Fontoura, chefe da seção de Cooperação Técnica da Embaixada do Brasil em Bogotá, destacou que os resultados do projeto +Algodão Colômbia são muito positivos. Ele disse que, para a cooperação brasileira, projetos como este, que promovem intercâmbios e iniciativas, são muito relevantes “para avançarmos juntos na direção a sistemas produtivos mais sustentáveis ​​no país”. Por fim, destacou que o governo brasileiro, por meio da ABC e das instituições brasileiras cooperantes, está empenhado em continuar apoiando essas iniciativas. 

Representando o SENA, instituição que recebeu o drone, Martha Lucia Ayala Jara, diretora regional, destacou a importância da cooperação brasileira e do projeto +Algodão, e indicou que, com este equipamento, o setor algodoeiro e, principalmente, os jovens aprendizes do SENA, melhorarão suas capacidades para promover o cultivo do algodão na região. Já o vice-diretor do Centro Agrícola La Granja do SENA, Juan Camilo Soto, disse que para o centro de treinamento esses tipos de alianças melhorarão e fortalecerão o compromisso da instituição com a capacitação de jovens, profissionais, equipes técnicas, acadêmicos, agricultores e agricultoras da cadeia de valor do algodão na Colômbia. 

Tecnologia a favor da cultura algodoeira colombiana

Junto com a entrega, foi oferecido um treinamento aos assistentes do SENA, da Corporação Colombiana de Pesquisas Agropecuárias (Agrosavia) e de outras instituições interessadas sobre os aspectos gerais dos componentes, operação e manutenção do drone para aplicação de produtos fitossanitários e fertilizantes em cultivos comerciais (algodão e cultivos em rotação). Da mesma forma, destacou-se a metodologia de planejamento e gestão eficiente de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) em sistemas de produção e rotação de algodão, com o objetivo de promover o uso responsável e eficiente desta tecnologia no campo colombiano. 

Durante o evento, um dos participantes, o técnico do SENA Álvaro Puentes Molina, agradeceu a entrega do drone e o treinamento recebido. “Esta ferramenta tecnológica e a capacitação são um grande avanço para a agricultura familiar na Colômbia e, em particular, para o cultivo do algodão. Ela nos permitirá aplicar insumos fitossanitários e fertilizantes de forma mais eficiente, reduzir custos e minimizar o impacto ambiental. Agradecemos ao projeto +Algodão Colômbia, à ABC e às instituições brasileiras colaboradoras por este importante apoio ao nosso trabalho", comentou Álvaro. 

O evento, realizado nas instalações do Centro Agropecuário La Granja do SENA, no município de Espinal, departamento de Tolima, também permitiu identificar as necessidades de apoio e requisitos das instituições brasileiras que cooperam com o projeto +Algodão em relação à proposta técnica para o uso de VANTs na Colômbia. Além disso, foram identificadas ações para o desenvolvimento das atividades do projeto relacionadas ao uso dessa tecnologia adaptada à agricultura familiar no setor algodoeiro colombiano junto com SENA e Agrosavia. 

Durante a atividade, foram destacadas as contribuições do projeto +Algodão Colômbia para o desenvolvimento sustentável da cadeia algodoeira no país, ressaltando esta iniciativa como uma das linhas promissoras para o campo colombiano, com foco na sustentabilidade ambiental, econômico e social. 

Nova fase

Para a fase II do projeto +Algodão Colômbia, a implementação do drone para aplicações aéreas representa uma oportunidade fundamental para melhorar a produção no setor algodoeiro colombiano. A partir da entrega da nova tecnologia e do treinamento fornecido, espera-se a articulação de esforços entre as instituições brasileiras cooperantes, SENA e Agrosavia, para a execução de um plano de uso do drone em campo. 

Esse esforço conjunto permitirá não apenas inovações tecnológicas adaptadas à agricultura familiar, mas também se traduzirá em melhores práticas sustentáveis ​​na produção de algodão, o que resultará em benefícios para os agricultores e agricultoras, o meio ambiente e a economia do setor em geral. 

Adicionalmente, no âmbito desta iniciativa de cooperação entre FAO, ABC/MRE e MADR, está contemplada a implementação de uma Unidade Técnica de Demonstração na qual serão realizados testes e o fortalecimento de capacidades sobre a utilização do drone. A Unidade Técnica ficará localizada em uma área estratégica e representativa da região, e será dotada de tecnologia avançada para coleta de dados e monitoramento de safras. Tudo isso em aliança com instituições parceiras do projeto +Algodão Colômbia como SENA, Agrosavia, BASF, MONOMEROS, entre outras instituições que apoiam a implementação com insumos técnicos e de capacitação. 

Nesta unidade técnica de 5 hectares, serão realizados ensaios e experimentos para avaliar o impacto do uso do drone na otimização de cultivos, redução de custos e aumento de produtividade.