Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Governança, políticas e marcos regulatórios para programas de alimentação escolar são temas de sessão virtual com países do Caribe

Terceira sessão virtual com profissionais do Caribe será realizada em 6 de junho e fará parte da 34ª Conferência de Economia Agrícola das Índias Ocidentais 2023.

Santiago do Chile, 01 de junho de 2023 - A importância da política de governança e dos marcos regulatórios dos programas de alimentação escolar serão os temas debatidos em uma sessão com profissionais de países caribenhos. O evento virtual será realizado no dia 6 de junho e é o terceiro e último de uma série de três sessões virtuais organizadas para compartilhar conhecimentos, experiências e boas práticas sobre programas de alimentação escolar resilientes e sustentáveis. As outras duas sessões ocorreram no segundo semestre do ano passado e trataram de educação nutricional e alimentar, compras públicas de agricultores familiares para alimentação escolar e hortas escolares.

A sessão sobre governança, políticas e marcos regulatórios será realizada em conjunto pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a Cooperação Internacional Brasil-FAO, a Iniciativa México-CARICOM-FAO e a Sociedade Agroeconômica do Caribe (CAAES) em associação com a Universidade das Índias Ocidentais (UWI), St. Augustine Campus. O evento ocorrerá virtualmente às 14h00 (hora EST) com a duração de 2 horas e meia.

A sessão de treinamento será parte da 34ª Conferência de Economia Agrícola das Índias Ocidentais 2023, que acontecerá durante a semana de 4 a 9 de junho de 2023 em Nassau, nas Bahamas. A conferência é a principal atividade da CAAES, que foi formalmente lançada em 1974 com o objetivo de facilitar um fórum para troca e fluxo de ideias entre universidades, instituições regionais e governamentais e o setor privado no que diz respeito a assuntos relacionados à economia agrícola e setores relacionados.

A sessão

O objetivo do webinar é oferecer um fórum para discussão, reflexão, aprendizado e compartilhamento de experiências, práticas e ferramentas metodológicas entre os principais atores envolvidos na concepção e implementação de programas de alimentação escolar no Caribe, além de outros atores na América Latina e da FAO com experiência em alimentação escolar. 

Atenção especial será dada aos participantes de Bahamas, Belize, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Suriname e Trinidad e Tobago, Guiana e Jamaica. Todos esses países receberam no passado assistência e apoio de capacitação tanto da Cooperação Técnica FAO/Brasil através do projeto “Consolidação de Programas de Alimentação Escolar na América Latina e Caribe” e/ou da Iniciativa México-CARICOM-FAO. Além disso, profissionais de instituições regionais que atuam no Caribe e de outros países da CARICOM são convidados a participar.

A sessão contará com a magna aula de Manuela Cuvi, oficial jurista da FAO com vasta experiência na área de marcos regulatórios. Também contará com experiências bem-sucedidas do Brasil e do México, além da participação de representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores, da Agência Mexicana de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AMEXCID), do Sistema Nacional de Desenvolvimento Integral da Família (SNDIF), da CAAES e da UWI. Também haverá uma apresentação feita pela CAAES para compartilhar sua metodologia em apoiar os países do Caribe a fortalecer os programas nacionais de alimentação escolar.

Haverá oportunidade nesta terceira sessão virtual de interação do público para discutir as possibilidades e caminhos para a consolidação e aprimoramento das políticas de alimentação escolar na região.