Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Projeto +Algodão apresentará quatro artigos científicos no 61º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER)

Será a sexta vez que esta iniciativa de cooperação Sul-Sul trilateral participa do congresso.

Brasília, 20 de julho de 2023 - O projeto de cooperação Sul-Sul +Algodão participa de 23 a 27 de julho do 61º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP), na cidade de Piracicaba, em São Paulo. O tema geral desta edição será “Agropecuária do Futuro: tecnologia, sustentabilidade e a segurança alimentar”. Anualmente, FAO apoia formalmente os Congressos da SOBER, considerando um espaço destacado para o intercâmbio de conhecimentos, reflexão sobre os cenários econômicos, sociais e ambientais do rural.

Durante o evento científico, serão apresentados quatro artigos científicos produzidos no âmbito do projeto +Algodão, executado pela Agência Brasileira de Cooperação Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) em sete países parceiros - Argentina, Bolívia, Equador, Colômbia, Haiti, Paraguai e Peru. 

Esta é a sexta edição que o projeto apresenta trabalhos científicos na SOBER. Ao longo dos últimos anos, o projeto +Algodão participou de cinco edições do congresso e acumula 15 artigos científicos já apresentados.  

Este ano, a coordenadora do projeto +Algodão apresentará três artigos. O primeiro, intitulado “Tecnologia blockchain na cadeia de valor de algodão da cooperativa Costach: contribuição da cooperação Sul-Sul trilateral para a inclusão socioeconômica e a cadeia de valor do algodão na América Latina e no Caribe”, trata de um projeto piloto de rastreabilidade e transparência da cadeia de valor do algodão que foi desenvolvido no Peru que integrou a agricultura familiar algodoeira, a indústria têxtil nacional e uma empresa internacional de moda. 

O segundo artigo “Experiência no uso de sistemas eficientes de irrigação Smart Agro 4.0 através da tecnologia IOT para algodão em dois departamentos de Peru”, aborda a experiencia desenvolvida em um piloto de irrigação eficiente usando IoT, tensiômetros e estações meteorológicas visa analisar e comparar os resultados do uso desta tecnologia, entre 2018 e 2019, durante três campanhas agrícolas, medindo o uso eficiente da água e rendimento do algodão e cultivos associados em comparação com os produtores sem esta tecnologia em três áreas do país. 

Já o artigo “Colheita da água da chuva e irrigação de salvação para o cultivo de algodão como medida de resiliência à seca em Minas Gerais, Brasil”, trata da experiência de adaptação dos sistemas de produção de algodão através de este método em períodos críticos proporciona e garante aos agricultores familiares uma produção de algodão sustentável, desenvolvido pela Cooperativa dos Produtores Rurais de Catuti Ltda (Coopercat), no Norte de Minas Gerais. 

Mercado

O especialista em mercados do projeto +Algodão, Camilo Quintero, apresentará o artigo “Principais fatores condicionadores do mercado e perspectiva comercial de fibras extralongas originadas em culturas de algodão pima peruano”, que aborda as lacunas existentes em termos de competitividade e acesso ao mercado para o algodão pima produzido no Peru, destacando a importância de ferramentas inovadoras de informações de mercado,  análise de prospectiva, exercícios de planejamento de produção indicativa, agricultura de contrato com a vinculação do setor privado (indústria têxtil) e o desenvolvimento de contratos inteligentes que poderão contribuir para a inclusão econômica, financeira, de crédito e seguro vinculada à produção agrícola no país.

SOBER

Em 2023, a SOBER contará com 630 trabalhos (artigos completos e resumos expandidos), 750 congressistas, 6 painéis principais, um painel especial com o Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, 14 sessões organizadas por congressistas sócios da SOBER, premiação de trabalhos científicos, além de visitas técnicas e minicursos e lançamento de nove livros.