Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

FAO e o Instituto Paraguaio de Artesanato assinam acordo para fortalecer a cooperação técnica

As ações buscarão o desenvolvimento rural e a inclusão econômica das mulheres rurais. O acordo contribuirá para as iniciativas do projeto +Algodão.

Santiago do Chile, 22 de novembro de 2023 - Com o objetivo de fortalecer a cooperação técnica em diversas áreas, o Instituto Paraguaio de Artesanato (IPA) e o Escritório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) no Paraguai assinaram um acordo de entendimento nesta terça-feira, 21 de novembro, para coordenar novas ações. 

O Representante da FAO no Paraguai, Agustín Zimmermann, e a Presidente do IPA, Andrea Vázquez, assinaram o documento. 

"A FAO reafirma o compromisso de continuar cooperando tecnicamente com o IPA, tanto do Escritório no Paraguai quanto dos projetos como +Algodão, especialmente para ações que visem o desenvolvimento rural e a inclusão econômica de mulheres rurais", destacou o Representante da FAO. 

"No IPA, estamos muito felizes em formalizar esta parceria tão importante para o desenvolvimento de diferentes projetos que estamos trabalhando em conjunto para preservar os saberes artesanais, cuidar e proteger o meio ambiente e o algodão, e, acima de tudo, promover o crescimento econômico das famílias de artesãs e artesãos que trabalham diariamente comprometidos com a preservação de nossa identidade e cultura", afirmou a Presidente do IPA. 

A assinatura do acordo, a pedido do IPA, irá contribuir com o projeto de cooperação Sul-Sul +Algodão, a partir das atividades realizadas em conjunto para apoiar o empoderamento econômico das mulheres artesãs de algodão. Além de trabalhar nas linhas de ação do projeto, o acordo permitirá o desenvolvimento de outras consideradas oportunas, como treinamentos em diversas temáticas. 

O projeto +Algodão Paraguai é desenvolvido desde 2014 em conjunto pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAG) do Paraguai, com o objetivo de reativar e fortalecer o setor algodoeiro paraguaio. 

Inclusão econômica das mulheres rurais

O memorando de entendimento entre a FAO e o IPA visa fornecer um marco para a colaboração entre as partes, a fim de alcançar metas e objetivos comuns relacionados ao desenvolvimento rural inclusivo, à produção sustentável de fibras naturais, à inclusão econômica de mulheres rurais e comunidades indígenas por meio do artesanato paraguaio, incluindo treinamento e implementação de iniciativas nas áreas de interesse comum. 

A FAO e o IPA concordaram nos seguintes campos de cooperação: 

a) Gerar e promover a transferência e o intercâmbio de conhecimentos sobre temas relacionados à alimentação e agricultura, como a produção de algodão e fibras naturais, visando capacitar mulheres artesãs rurais e comunidades indígenas;

b) Implementar treinamentos em áreas temáticas de sistemas agroalimentares sustentáveis, produção de artesanato, empoderamento econômico de mulheres rurais e comunidades indígenas para a redução da pobreza rural, segurança alimentar e nutricional e desenvolvimento agrícola sustentável;

c) Promover a cooperação técnica e a gestão institucional para o desenvolvimento de iniciativas socioeconômicas em territórios com pertinência intercultural e perspectiva de gênero para melhorar os meios de vida de populações com vocação artesanal no Paraguai;

d) Promover o uso de tecnologias digitais por comunidades indígenas e mulheres rurais;

e) Desenvolver atividades para fomentar a associatividade e o cooperativismo de artesãs e artesãos do setor rural que utilizam fibras naturais e florestais como matéria-prima;

f) Promover o acesso e o posicionamento da produção artesanal relacionada ao algodão e outras fibras naturais nos mercados locais e internacionais, com ênfase em nichos de mercado; e

g) Realizar coordenação conjunta para a mobilização de recursos e investimentos em prol de sistemas de produção sustentável de artesanato com base em fibras naturais. 

Projeto +Algodão

Por meio dessa cooperação internacional, são geradas oportunidades para a reativação da cadeia algodoeira paraguaia, com uma abordagem de sistemas sustentáveis de produção que resgatam a importância histórica, cultural e econômica do algodão no país, promovendo a produção de artesanato e o setor têxtil, incentivando inovações tecnológicas e o acesso inclusivo aos mercados. 

As mulheres rurais algodoeiras e o papel que desempenham na cadeia são um dos eixos estratégicos transversais do projeto +Algodão, levando em consideração as múltiplas contribuições dessas mulheres não apenas no cultivo do algodão ou na criação de animais, mas também na transformação, por meio da atividade artesanal e comercialização, bem como na segurança alimentar de suas famílias, com cultivos alimentares consorciados. Nesse sentido, o projeto promove o fortalecimento das capacidades dessas mulheres por meio de cursos, participação em feiras, intercâmbio de experiências e saberes ancestrais, eventos virtuais, entre outros.

 

Com informações da FAO Paraguai.