Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

RAES apresenta proposta de análise dos avanços dos programas de alimentação escolar, a AMPAE

Documento irá proporcionar insumos para ações futuras, apresentando conquistas e oportunidades de melhora na alimentação escolar dos participantes.

Brasília, Brasil, 19 de setembro de 2024 – A Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES) apresentou a profissionais da FAO e dos governos de 14 países da América Latina e Caribe a proposta e o conceito de sua próxima atividade, a análise de indicadores dos avanços dos programas de alimentação escolar, que será chamada de AMPAE. A ação será realizada nos meses de setembro a dezembro de 2024 e iniciada em cinco países da região. Outros países poderão participar a partir de 2025.  

Participaram da reunião virtual representantes de Brasil, Colômbia, Chile, El Salvador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Santa Lúcia, São Cristóvão e Nevis, Suriname, Venezuela, Trinidad e Tobago e Uruguai.  

A RAES é uma iniciativa executada no âmbito da Cooperação Sul-Sul Trilateral do Governo do Brasil com organismos internacionais e é desenvolvida conjuntamente pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), com a secretaria-executiva da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).  

Simultaneamente ao processo de adesão formal dos países, essa análise é uma das principais ações da Rede nos próximos meses em favor de iniciar a definição de uma agenda regional para a alimentação escolar. 

Na reunião foram destacados o conceito da análise, seus antecedentes, a experiência brasileira inicialmente desenvolvida juntos a 19 estados no campo fiscal, o objetivo de construir um panorama da alimentação escolar com avanços e oportunidades de melhoria em cada país, bem como os prazos e a metodologia adotada.   

Entre os objetivos gerais dessa análise estão: i) proporcionar insumos para a construção da agenda conjunta de alimentação escolar na região; ii) evidenciar indicadores de progressos e conquistas de cada país; iii) apresentar evidências sobre temas que demandam maior atenção e novas ações ao nível nacional e regional; e iv) orientar atividades técnicas de apoio por parte da RAES.  

Foram apresentados os consultores Mariel Mendiola e Daniel Scandolara como responsáveis pela implementação direta da atividade junto aos países, pela elaboração da análise e apresentação dos resultados em documentos regional e nacionais, com o respaldo da equipe da Cooperação Brasil-FAO em alimentação escolar, dos pontos focais da FAO e dos governos dos países. Foi citada também a proposta de um comitê externo para discussões iniciais e validação dos resultados.   

Najla Veloso, coordenadora do projeto Agenda Regional para Alimentação Escolar Sustentável na América Latina e Caribe, detalhou que a análise permitirá destacar critérios objetivos e transparentes para as demandas de cooperação internacional dos países e os componentes do PAE que necessitam maior atenção, conforme a realidade local e respeitando a soberania de cada um. “Com esse estudo, os países poderão conhecer desafios na execução de seus processos e identificar oportunidades de melhoria. É um novo instrumento de análise e diagnóstico para garantir um panorama mais detalhado dos processos de desenvolvimento da alimentação escolar”.  

Os países que desejarem participar da atividade já em 2024 devem manifestar formalmente o interesse até o dia 25 de setembro pelo e-mail [email protected], colocando em cópia [email protected] e [email protected].