Cooperação internacional entre o Brasil e a FAO no setor algodoeiro na Colômbia é tema de programa em TV brasileira
Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, exibirá programa dia 7 de outubro sobre as iniciativas desenvolvidas e resultados alcançados pelo projeto +Algodão Colômbia.
Brasília, 04 de outubro de 2024 – O cultivo do algodão é parte da identidade da América Latina. Há mais de uma década o governo do Brasil, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), desenvolvem de maneira conjunta o projeto +Algodão, do Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO, em seis países da região: Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai e Peru.
Por parte do Brasil, também colaboram a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária da Paraíba (Empaer-PB) e da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA), que compartilham suas experiências e boas práticas.
Na Colômbia, a iniciativa também conta com a parceria do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (Minagricultura) e o apoio de instituições como a Corporação Colombiana de Pesquisa (AGROSAVIA) e Serviço Nacional de Aprendizagem (SENA).
Para mostrar como o projeto funciona no país, o Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, percorreu desde áreas desérticas até o litoral da Colômbia, durante 15 dias. O programa vai ao ar no Dia Mundial do Algodão, dia 7 de outubro, às 23h30min (horário de Brasília), e pode ser assistido em: https://www.youtube.com/user/tvbrasil
Conhecido como “ouro branco”, o algodão gera renda e emprego principalmente nas pequenas propriedades. A agricultora familiar colombiana Elisa Pietro é um exemplo que será mostrado no programa, onde ela conta como o algodão vem abrindo caminhos para que mulheres consigam sustentar suas famílias. “A produção nos permite ter liderança e ganhar dinheiro”, ensina Elisa.
Implementado desde 2017, o projeto +Algodão Colômbia foi desenvolvido com o objetivo de fortalecer as capacidades técnicas, institucionais e organizacionais dos atores da cadeia de valor do algodão no país visando melhorar a competitividade do sector.