Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Países da América Latina e do Caribe participarão de evento sobre políticas sociais para o desenvolvimento e a superação da pobreza

O objetivo do evento é apresentar aos representantes de governo de diversos países as políticas sociais que estão em execução no Brasil.

Santiago do Chile, 5 de maio de 2016 – De 10 a 13 de maio, representantes de governo de 10 países da ALC participarão do XI Seminário Internacional Políticas Sociais para o Desenvolvimento, na cidade de Brasília, Brasil. Este evento é uma oportunidade para conhecer as politicas sociais brasileiras tais como de transferência condicionada de renda, registro único para programas sociais, a experiência de superação da fome, o plano Brasil sem Miséria, entre outros. 

Participam do seminário Argentina, Bolívia, Chile, Costa Rica, Honduras, Guatemala, Uruguai, Paraguai, Venezuela e Panamá. 

Na programação está prevista uma visita de campo para conhecer a experiência do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e os equipamentos públicos destinados para melhorar a segurança alimentar e nutricional da população mais vulnerável do país. 

O seminário é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), o Centro de Excelências contra a Fome do PMA e a União das Nações Sul-Americanas (UNASUL). 

Oficina

O grupo de países da UNASUL participará, também, de uma reunião que antecederá o seminário, no qual serão apresentadas as ações de integração das políticas de luta contra a pobreza extrema e de segurança alimentar e nutricional no desenvolvimento social, a estrutura e a história da UNASUL e a participação e o controle social, monitoramento e acompanhamento das políticas públicas no Brasil. 

Além disso, os participantes conhecerão o projeto regional executado pelo governo do Brasil e a FAO para apoiar as estratégias de segurança alimentar e nutricional em países da América Latina e do Caribe, que integra o Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Esta iniciativa, em curso desde 2013, tem como foco o desenvolvimento de agendas de segurança alimentar e nutricional acordadas entre os diversos atores políticos e sociais, governos e sociedade civil, promovendo a institucionalização das políticas multisetoriais. A participação do grupo internacional da América do Sul nos eventos de Brasília é parte das atividades deste projeto regional.