Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

30 anos da Agência Brasileira de Cooperação: parceria com a FAO na promoção do desenvolvimento rural sustentável, agricultura e segurança alimentar

É a instituição responsável pela coordenação e acompanhamento das atividades no marco do Programa de Cooperação executado com a FAO.

Foto: Imanol Camblor/FAO

Brasília, 25 de maio de 2017 - A Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (ABC/MRE) comemora esta semana seus 30 anos de criação. A Agência foi criada para coordenar os programas e projetos brasileiros de cooperação técnica, no âmbito da política externa brasileira. É a instituição responsável pela coordenação e acompanhamento das atividades previstas no marco do Programa de Cooperação Internacional executado com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) na América Latina e no Caribe. 

Atualmente, seis projetos regionais do Programa de Cooperação estão em desenvolvimento na região por meio da parceria entre a FAO e a ABC/MRE nas áreas de alimentação escolar; Segurança Alimentar e Nutricional (SAN); políticas agroambientais; fortalecimento do setor algodoeiro, fortalecimento do diálogo entre FAO, governos e sociedade civil; e gestão de riscos de desastres. 

Para Najla Veloso, coordenadora do projeto regional de fortalecimento de programas de alimentação escolar na América Latina e no Caribe, executado desde 2009, a Agência Brasileira de Cooperação tem sido uma instituição fundamental no fomento de redes de cooperação técnica e na construção de conhecimentos sobre programas sociais brasileiros. “Um exemplo importante é o Programa Nacional de Alimentação Escolar do Brasil que é, hoje, referência para os países da América Latina e Caribe”. Atualmente, este projeto é executado em 13 países com o de objetivo fortalecer o processo de institucionalização de programas de alimentação escolar e de políticas de segurança alimentar, através de mecanismos em nível regional e nacional. 

Outro projeto fruto da parceria FAO e ABC/MRE é o de fortalecimento do setor algodoeiro por meio da Cooperação Sul-Sul, executado desde 2013, com o objetivo de impulsionar o setor algodoeiro e contribuir para melhorar as condições de vida dos agricultores e agricultoras familiares produtoras de algodão. Seis países são parceiros desta iniciativa que conta com o apoio financeiro do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA). A coordenadora regional do projeto, Adriana Gregolin, ressalta que a ABC/MRE vem contribuindo expresivamente com os países parceiros em projetos de Cooperação Sul-Sul Trilateral, fazendo a gestão de um proceso de empoderamento e ampliação de capacidades estratégicas para o desenvolvimento sustentável em diferentes cadeias produtivas. 

“A FAO e ABC/MRE estão juntas na implementação de tecnologias sustentáveis, mercados inclusivos, inovação social e alianças estratégicas para o desenvolvimento da cadeia de valor do algodão na região”, avalia Adriana.  

Por meio do Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO também são desenvolvidos outros projetos como: 

- Apoio às Estratégias Nacionais e Sub-regionais de SAN e de superação da pobreza nos países da ALC: executado desde 2013 com o objetivo de contribuir para a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e superação da pobreza da população mais vulnerável da América Latina e Caribe, fortalecendo as estratégias nacionais e sub-regionais. Participam do projeto 9 países da ALC. Além disso, são realizadas ações subregionais com a UNASUR, CARICOM e CELAC. 

- Fortalecimento das políticas agroambientais em países da América Latina e Caribe: executado desde 2012 para contribuir para o fortalecimento de políticas públicas agroambientais como uma ferramenta para reduzir a pobreza rural e a insegurança alimentar. Nove países participam do projeto. 

- Fortalecimento do Diálogo entre FAO, Governos e Sociedade Civil: executado desde 2008 com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento rural sustentável da ALC, fortalecendo a capacidade dos países e da sociedade civil para desenvolver políticas públicas participativas de apoio à agricultura familiar. Participam do projeto 16 países. 

- Gestão de Riscos de Desastres para a Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina e Caribe: iniciado em 2017 com o objetivo de apoiar os países da região que gerem os riscos de desastres socioambientais e estejam preparados para atuar de forma eficaz em caso de crise que poderia afetar a sua segurança alimentar e nutricional. 

Saiba mais

O evento de celebração dos 30 anos da ABC/MRE acontece nesta quinta (25) e sexta-feira (26), com mesas redondas sobre diversos temas, entre eles, o Cooperação Sul-Sul e proposta de ampliação de atuação conjunta em benefício de terceiros países na perspectiva de Organismos Internacionais, na qual participam a Representação da FAO no Brasil e outras agências como OIT, PMA, PNUD, UNESCO, UNFPA, UNICEF, OTCA e IICA. 

Até o momento foram realizados mais de três mil projetos de cooperação do Brasil para o exterior, por meio de parcerias com outros países e com organismos internacionais, em 108 países da África, América Latina, Ásia e Oceania. 

No total, ao longo destes 30 anos, a ABC desenvolveu as suas atividades de cooperação por meio de parcerias estabelecidas com 147 instituições brasileiras, 29 organismos internacionais e 30 agências de cooperação de países desenvolvidos e em desenvolvimento com os quais o Brasil mantem cooperação, além das cooperações bilaterais com os países, que computam 124 nações. 

Texto com informações da assessoria da ABC