FAO in Mozambique

Programa dos Objectivos do Desenvolvimento do Milénio ODM1c prepara estratégias de saída em Moçambique

O término do programa está previsto para meados de 2018
01/06/2017

01 de Junho, Maputo- As agências das Nações Unidas baseadas em Roma (RBAs – Rome Based Agencies, em inglês), nomeadamente FAO, FIDA e PMA e o governo moçambicano, realizaram a 2ª Reunião do Comité Nacional de Direcção do Programa "Acelerar o progresso para o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio1c em Moçambique (ODM1c)", em Maputo, para apresentar o progresso do programa e preparar a estratégia de saída para 2018.

Tendo como pontos de agenda a discussão da sustentabilidade das intervenções do Programa e a estratégia de saída em 2018 (ano do término do programa), o evento juntou diversos parceiros membros do Comité Nacional de Direcção (CND), nomeadamente as Direcções Nacionais dos sectores do Governo implementadores do ODM1c.

Participaram do evento, o Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar (MASA), José Pacheco, o Embaixador da União Europeia, Sven Kühn von Burgsdorff, o Ordenador Nacional para a Cooperação União Europeia/Moçambique, Sr. Tiago Castigo Recibo, representantes das 3 agências das Nações Unidas e várias outras entidades.

O programa encontra-se no último ano da implementação porém, se tem identificado desafios para garantir a sustentabilidade do programa e continuidade das acções de maior impacto nos agregados familiares iniciadas pelo ODM1c como o voucher electrónico, vacinação contra a doença de Newcastle em galinhas, implementação da estratégia de fortificação de alimentos, e da estratégia de comunicação para a mudança de comportamentos em educação nutricional e hortas caseiras.

O término do programa está previsto para meados de 2018 e espera-se que os sectores governamentais envolvidos envidem esforços para consolidar e expandir as intervenções contempladas no programa.