FAO in Mozambique

Estudantes participam em actividades da FAO na componente de Educação Nutricional na Província da Zambézia

Estudantes do Instituto de Ciências de Saúde de Quelimane
31/05/2017

31 de Maio, Zambézia- O programa ODM1c, no âmbito da componente que integra a Educação Nutricional e Comunicação para a Mudança Social e de Comportamento Integrando as Hortas Caseiras, recebeu estudantes do Instituto de Ciências de Saúde de Quelimane, que se juntaram a equipe da FAO, para aprender sobre a sua área de formação.

Durante o estágio os estudantes do curso técnico de nutrição participaram das actividades desenvolvidas por esta componente da FAO e fizeram várias visitas de campo junto às comunidades onde o programa está sendo desenvolvido nas localidades de Malua, Caiaia, Murovoro, Machilone e Inago na província da Zambézia.

Durante o período de estágio, os estudantes também tiveram a oportunidade de participar e palestras de Educação Nutricional e para mudança de comportamentos; sessões de Educação Nutricional junto dos promotores com as mães cuidadoras e das mães cuidadoras para as beneficiárias e estabelecimento e maneio de viveiros comunitários.

Para Fernando Ribeiro, um dos estagiários, o estágio foi muito produtivo.” Tivemos a oportunidade trabalhar na FAO na área de nutrição e segurança alimentar e visitamos comunidades de Ecole, Mohiua, Mutala, Nauela.

Para o estudante Foi interessante ver como as mães cuidadoras ensinam as outras mães beneficiárias a função de cada alimento e como usá-los através dos manuais produzidos pela FAO.

Os estudantes também tiveram lições sobre hortas caseiras e para Fernando foi “surpreendente estar em contacto com as variedades de sementes e aprender a fazer hortas caseiras” disse o estudante.