FAO in Mozambique

Realizada a quinta reunião sobre a Gestão e Recolha de Dados e Estatística Pesqueira.

A SWIOFC é um órgão estatutário estabelecido pelo Conselho da FAO para promover o desenvolvimento sustentável, conservação e gestão dos recursos partilhados na sua região
29/06/2017

A Comissão das Pescarias do Sudoeste do Oceano Índico (SWIOFC) realizou de 28 a 29 de Junho de 2017, no hotel AFRIN, em Maputo, a sua quinta sessão do Grupo de Trabalho sobre a gestão de recolha de dados e estatística das pescarias.

O encontro tinha como principal agenda, analisar e partilhar informações actualizadas sobre melhoramentos de gestão de recolha de dados das pescarias ao nível dos países membros da SWIOFC. O Grupo de Trabalho também discutiu as estatísticas das capturas, a disponibilidade de informação através de boletins estatísticos e passou em revista os desenvolvimentos ocorridos desde a última reunião do Grupo de Trabalho que também teve lugar em Maputo em 2016.

Na abertura oficial da reunião feita pelo Secretário Permanente do Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas de Moçambique, Narci Nuro de Premegi, reiterou que "o grupo de trabalho sobre a colecta de dados e estatísticas foi criado para apoiar os Estados membros no fornecimento de dados e informações científicas para a tomada de medidas de gestão adequadas para garantir a sustentabilidade dos recursos haliêuticos ao nível da região e o Governo de Moçambique está em processo de re-definição de instrumentos para melhoria do sistema de estatísticas das pescas ".

O Secretário interino da SWIOFC, Vasco Schmidt, destacou no seu discurso que "uma das principais recomendaçoes saída da última reunião era de incluir mais detalhes nos dados sobre diferentes espécies marinhas contribuíndo para a redução da proporção das capturas não identificadas representadas nas estatísticas dos Países membros da SWIOFC".

O evento contou com a presença de 37 participantes provenientes dos países, nomeadamente, Comores, Kenya, Madagascar, Maldivas, Maurícias, Seychelles, Somália, República da África do Sul e Tanzânia, incluindo Moçambique como País anfitrião.

Um dos pontos mais importantes destacado nesta reunião, foi a inclusão de de mais informações socioeconómicas para tomada de medidas de gestão de pescas junto com estatísticas nacionais.

A Comissão das Pescas do Sudoeste do Oceano Índico (SWIOFC) é um órgão estatutário estabelecido pelo Conselho da FAO para promover o desenvolvimento sustentável, conservação e gestão dos recursos partilhados na sua região, sem prejuízo dos direitos soberanos dos países costeiros.

O Secretariado da SWIOFC encontra-se baseado em Maputo, capital de Moçambique, no Edifício dos Escritórios da Administração Nacional das Pescas (ADNAP).

Esta reunião do Grupo de Trabalho foi organizada no quadro do mandato da Comissão das Pescarias do Sudoeste do Oceano Índico (SWIOFC), com o apoio técnico da FAO e o apoio da Comissão do Oceano Índico através do programa SWIOFish1, com financiamento do Banco Mundial.