FAO in Mozambique

FAO e parceiros analisam políticas de competitividade para comercialização do algodão em Moçambique

Seminário no Instituto de Algodão
19/10/2017

Técnicos do Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar (MASA) bem como do Centro de Estudos de Políticas Agrárias (CEPAG) da Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e outras instituições ligadas ao sector agrário estiveram reunidos num seminário técnico realizado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) , no âmbito do projecto "Monitoria de Políticas Agrícolas e Alimentares (MAFAP) em África".

Durante o seminário foram apresentados os resultados da análise de estudos a nível regional sobre os incentivos e desincentivos na produção e comercialização de algumas culturas locais, com maior ênfase no algodão apresentadas por especialistas da FAO.

As principais questões apresentadas pelos técnicos que trabalham no sector do algodão estão relacionadas às distorções criadas pelas flutuações da taxa de câmbio e como tornar a cadeia de valor do algodão Moçambicano mais competitiva a nível da África e do mundo.

Através do MAFAP, a FAO presta assistência ao MASA na formulação de reformas agrícolas adequadas. O seminário constituiu, assim, uma oportunidade para os técnicos debaterem também as áreas em que futuramente deverão ser feitas análises que possam contribuir para o processo de tomada de decisão no sector agrícola do país.

O MAFAP tem como principal objectivo desenvolver a capacidade nacional de monitoria e análise dos efeitos das políticas sobre os mercados de produtos agrícolas mais relevantes do país, identificando as suas limitações ao desenvolvimento do sector agrícola.

Além de Moçambique, o MAFAP está a ser implementado noutros nove países africanos: Burkina Faso, Etiópia, Gana, Malawi, Mali, Nigéria, Quénia, Tanzânia e Uganda e é financiado pela Fundação Bill e Melinda Gates, pelo Governo da Holanda e pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).