FAO in Mozambique

FAO participa na feira agrícola e nutricional em Manica

FAO e PMA na Feira
04/08/2017

Decorreu no dia 04 de Agosto passado uma feira agrícola e de Segurança Alimentar e Nutricional realizada no âmbito da visita, do Presidente da Republica, Filipe Jacinto, a província de Manica.

O evento teve lugar no posto Administrativo de Machipanda, distrito de Manica onde participaram produtores provenientes dos Distritos de Gondola, Sussundenga, Macate Vanduzi, Barue, Mussurize, Guro, Tambara, Macossa e distrito anfitrião, trazendo consigo diversos produtos agrícolas para a exposição. Para além de produtores a feira contou ainda com a participação sector privado ligado a agro-processamento, Organizações da Sociedade Civil e Nações Unidades, representada pela FAO e PMA.

O PMA e a FAO apresentaram as experiências comunitárias que estão a ser levadas acabo no âmbito do programa ODM1C visando melhorar o estado nutricional dos grupos vulneráveis, prevenção e combate a desnutrição crónica através de actividades de Educação Nutricional no contexto de comunicação para mudança social de comportamento através da abordagem de Comités de Saúde.

Durante a feira foram realizadas diversas actividades como: demostrações culinárias e divulgação de mensagens educativas, educação nutricional, demostrações de higiene e saneamento de meio, entre outras.

A participação das mães cuidadoras na feira incluiu também um leque de actividades educativas para chamar atenção da sociedade e dos tomadores de decisão sobre a importância da nutrição para a redução dos altos índices da desnutrição crónica e no desenvolvimento do capital humano.

No decurso da feira as mães cuidadoras realizaram demostração culinárias apresentando diversos pratos visando uma alimentação equilibrada com enfoque para a mulher gravida, lactante e alimentação complementar.

Margarida Nhamitambo mãe cuidadora de Nhamitambo, Bairro Munene localizado no posto Administrativo de Machipanda, sente-se feliz por estar a ensinar as mães beneficiárias sobre como ter uma alimentação equilibrada através dos produtos localmente disponíveis para que as crianças cresçam saudáveis.

"Não sabíamos como fazer as papas enriquecidas e uma alimentação equilibrada usando os quatro grupos de alimentos, mais agora com o a ajuda do programa as minhas mães beneficiarias já estão a mudar a forma como estavam a alimentar os seus filhos e já estão a praticar as regras de higiene e saneamento do meio" disse.

Para a senhora Rosa Agostinho, mãe de uma menina de um ano de idade, que recebeu a papa e explicação de como preparar a papa de milho com o fruto silvestre denominado uvo, foi uma surpresa saber que se pode usar frutas na papa para a criança. " Antes eu apenas fazia papa de farinha de milho com açúcar, mas hoje aprendi que as papas de milho podem ser adicionadas, folhas, frutos, peixe, amendoim e outros alimentos" disse Rosa Agostinho.

Pessoa John, líder comunitária do Posto administrativo de Machipanda, considera que através do trabalho que a FAO está a levar acabo na sua comunidade é possível ver algum resultado nas mães e crianças.

"Eu como líder tenho conhecimento do programa e tenho acompanhado as actividades das nossas mães. Desde que o programa entrou na nossa comunidade temos verificado que as mães já conhecem a importância de cada alimento no nosso corpo e como preparar uma boa refeição" constatou.