FAO in Mozambique

Mais agricultores treinados em adaptação às mudanças climáticas

Cultivo
26/09/2017

Entre Agosto e Setembro mais de 300 agricultores foram treinados como facilitadores na metodologia de Escolas na Machamba do Camponês, com enfoque na adaptação às mudanças climáticas. Através desta acção espera-se promover as tecnologias, enfoques de experimentação e ferramentas de aprendizagem nas cerca de 60 EMC já existentes, durante a campanha agrícola 2017/18, nas províncias de Sofala e Manica.

O treinamento tinha como objectivos: validar as técnicas e ferramentas de aprendizagem em forma prática durante o treinamento de facilitadores e testar e ajustar os conteúdos durante o treinamento.

Como parte da estratégia, realizou-se um levantamento dos riscos e vulnerabilidades climáticas em comunidades rurais das províncias de Gaza, Sofala, Manica e Tete, assim como um plano de adaptação dsa EMCs através da aplicação de um processo participativo.

Os planos definiram acções orientadas a aumentar resiliência e a capacidade de adaptação, tanto dos camponeses como dos seus sistemas de produção a serem promovidas através das actividades de capacitação e experimentação das EMCs.

Espera-se que na decorrente campanha agrícola a se iniciar em Outubro de 2017, sejam 60 EMCs quem adoptem estratégias de adaptação nos seus campos de aprendizagem e que outras 170 EMC sejam incorporadas na entre safra de 2018.

Este treinamento se realiza no âmbito do projecto “Reforço das capacidades dos produtores agrícolas para lidar com as mudanças climáticas no sentido de aumentar a segurança alimentar através da abordagem da Escola na Machamba do Camponês” financiado pelo Fundo Global para o Ambiente.