FAO in Mozambique

FAO participa no lançamento da campanha agrícola 2017-18 em Moamba

Presidente da República com os agricultores premiados
26/10/2017

A campanha agrícola 2017/2018 foi lançada oficialmente a 25 de Outubro pelo Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, no distrito da Moamba, província de Maputo.


O Representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no país, Castro Camarada, esteve presente na cerimónia, que incluiu a plantação de árvores, a visita a campos de produção de hortícolas e premiação dos melhores produtores que se destacaram ao longo do ano e tiveram maior produção e produtividade a nível nacional.


O Presidente da República exortou ontem os agricultores nacionais e estrangeiros que operam no país a fazerem da agricultura uma actividade de geração de riqueza para os moçambicanos.


De acordo com o Chefe do Estado, a meta geral para a campanha que ontem oficialmente arrancou é de suplantar os níveis de produção do exercício anterior. Desta forma, a produção de cereais deverá subir de 3 milhões para 3.25 milhões de toneladas e raízes e tubérculos em 12 por cento, comparativamente à campanha 2016/17.


O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, defendeu ainda que o país deve apostar no processamento dos produtos agrícolas para lhes conferir maior valor de mercado.


"Devemos assumir a aposta no agro-processamento como forma de agregarmos valor aos nossos produtos e garantirmos que o setor industrial tenha matéria-prima nacional", referiu.


Na sua intervenção, o Representante da FAO em Moçambique reafirmou "o compromisso da FAO de apoiar a transformação da agricultura assim como contribuir para um Moçambique com segurança alimentar e nutricional".