FAO in Mozambique

FAO e parceiros preparam a Agenda estratégica 2035 e Programa Nacional de Florestas

A FAO está a apoiar o governo a elaborar a Agenda 2035 para florestas
09/11/2017

No dia 09 de Novembro foram discutidas em Maputo novas estratégias para a implementação da Agenda 2035 e o Plano Nacional de Florestas.


Durante o evento foram propostos temas como: a integração das florestas nos planos de desenvolvimento, políticas e estratégias sectoriais do país, adição de valor ao negócio da madeira, formalização da produção sustentável de carvão e apoio às iniciativas florestais e negócios locais.

O Director Nacional de Florestas, Xavier Sakambuera, apelou para a elaboração de um documento envolvendo várias entidades e parceiros do Governo e ressaltou a necessidade de construir uma visão inovadora, optimista e de longo prazo com base no melhor conhecimento e informação actualizada.


A nova política florestal proposta tem como objectivos garantir a protecção, conservação, restauração de áreas degradadas, valorização e o uso sustentável do património florestal, e a promoção de plantações florestais de forma transparente, para o benefício económico, social e ambiental das actuais e futuras gerações.