FAO in Mozambique

Promovendo uma Visão Comum para o Desenvolvimento sustentável da Aquacultura na Província de Inhambane

07/06/2018

Maputo, 22 de Maio de 2018 – Visando apoiar o desenvolvimento sustentável da aquacultura em Moçambique, esforços estão sendo levados a cabo pelo Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas e pelos aquacultores da Província de Inhambane, através de um projecto de assistência técnica da FAO.

 

Para o feito, a Cidade de Inhambane, acolheu nos dias 16 e 17 de Maio do corrente ano, uma reunião para a revisão estratégica do Sector de Aquacultura naquela província, nas diferentes componentes de intervenção do projecto e para a criação de uma plataforma provincial de aquacultura.

 

A criação desta plataforma visa promover o diálogo e criar parcerias para o desenvolvimento sustentável da actividade aquícola na província. Este diálogo deve decorrer das aspirações dos diferentes sectores intervenientes na aquacultura e, promover as relações entre os sectores público e privado por meio de uma discussão aberta e inclusiva.

 

Participaram no evento, técnicos do Sector das Pescas de nível central e provincial, produtores de insumos, e aquacultores de pequena e média escala, isto é, aquacultores de subsistência e comerciais. A reunião teve a facilitação da Direcção Provincial do Mar, Águas Interiores e Pescas de Inhambane com o apoio de Técnico da FAO.

 

Com esta discussão, pretende-se criar espaço e oportunidade para que os participantes contribuam com o seu conhecimento e experiência    e para se acordarem acções concretas para o estabelecimento de uma base de interligação que agregue todos os actores locais que intervêm nas cadeias de valor da aquacultura no País.

 

A actividade piscícola em Moçambique, em particular na Província de Inhambane, é  ainda incipiente , pois, ainda há uma fraca ligação dos vários intervenientes, desde os pequenos produtores, aos investidores de média escala, aos produtores de rações e compradores do pescado. Contudo, com um clima favorável, disponibilidade de água e de mercado, existe potencial e oportunidade para a melhoria do desempenho deste sector, tanto a nível provincial como nacional.