FAO in Mozambique

Famílias afectadas pelo ciclone Eloise recebem insumos agrícolas em Sofala

Um beneficiário, na escolha de sementes e instrumentos com um agrodealer local
17/03/2021

17 de Março 2021, Sofala- A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) começou esta semana com a distribuição de sementes e instrumentos agrícolas através de cartões electrónicos para 6000 famílias (30 mil pessoas) afectadas pelo Ciclone Eloise nos distritos de Búzi e Nhamatanda, Província de Sofala.

Através do Programa de Emergência da FAO, financiado pelo Governo do Reino Unido e pela USAID, cada beneficiário terá acesso a um crédito de 3.300meticais (50 USD) para a compra de sementes e instrumentos agrícolas disponibilizados por agrodealers locais que trabalham com a FAO.

A 23 de janeiro de 2021, o ciclone tropical Eloise atingiu o centro de Moçambique com fortes ventos e chuvas e posterior inundações que causaram a destruição de infra-estruturas e dos meios de vida da população local, incluindo a agricultura, onde mais de 45 mil de hectares de culturas foram perdidas só na Província de Sofala.

Segundo o Oficial de Monitoria e Avaliação da FAO, Custódio Amaral, “a FAO foi um dos parceiros do governo que participou na avaliação rápida dos danos causados pelo ciclone Eloise, onde também foram identificadas as famílias mais vulneráveis de forma a receber apoio imediato em insumos e utensílios agrícolas para que estas retomem a produção durante a presente época. Isto implica distribuir variedades de sementes de ciclo curto de cereais, leguminosas, incluindo hortícolas” afirmou.

A distribuição de sementes, através de cartões electrónicos, irá permitir maior acesso e uso de insumos melhorados, levando ao aumento da produtividade e da segurança alimentar e rendimentos dos pequenos agricultores e o reforço da cadeia de abastecimento comercial de sementes que continuará a servir aos pequenos agricultores após esta intervenção.
Através da modalidade e-voucher os beneficiários tem a possibilidade de escolher as variedades de sementes e ferramentas agrícolas de acordo com as suas reais necessidades na restauração dos seus meios de vida.