FAO in Mozambique

FAO e Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento assinam acordo de financiamento para o corredor da Beira

©FAO. Embaixador da Itália em Moçambique, Sr. Gianni Bardini e o Representante da FAO em Moçambique, Sr. José Luis Fernandez.
16/08/2023

16 de Agosto de 2023, Maputo- A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e a Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS) assinaram hoje em Maputo um acordo de financiamento para a implementação do Programa de Desenvolvimento Agrícola Integrado (ProDAI) no corredor da Beira.

O programa com a duração de 3 anos está orçado em 5 milhões de euros, e visa reforçar a cadeia de produção e abastecimento ao futuro Centro Agro-Alimentar de Manica (CAAM) e assim fortalecer o sector agro-industrial no Corredor da Beira.

O programa também prevê:
• Diversificar a produção e aumentar de forma sustentável a produtividade das culturas alimentares e de rendimento nos sistemas agroflorestais;

• Melhorar o processamento e a agregação, permitindo que os agricultores capitalizem o valor agregado e uma melhor margem de comercialização;

• Fortalecer a coordenação institucional (sectores público e privado) para a adopção de produção comercial e sistemas produtivos sustentáveis.

O Embaixador da Itália em Moçambique, Gianni Bardini, enfatizou que o acordo "marca um passo significativo em direcção a um sector agrícola mais forte, resiliente e sustentável".

Por seu lado, o Representante da FAO em Moçambique, José Luis Fernandez, afirmou que o "programa vai reduzir a pobreza e melhorar a segurança alimentar e nutricional através da transformação de sistemas alimentares diversificados, inovadores, eficientes, inclusivos e sustentáveis na zona centro do país".

Este programa está alinhado com a prioridade do Quadro de Cooperação das Nações Unidas e com o Programa da FAO em Moçambique, sobre Diversificação Económica e Meios de Vida Sustentáveis, visando o empoderamento económico inclusivo, através da produção e produtividade melhoradas, diversificadas e adaptadas ao clima na agricultura, pecuária, silvicultura, pesca e aquacultura.

Esta intervenção também irá contribuir directamente para o Programa Estratégico de Desenvolvimento do Sector Agrário e respectivo Plano Nacional de Investimentos do Sector Agrário (PEDSA e PNISA) do Governo de Moçambique .