FAO in Mozambique

FAO e MEDH capacitam professores do ensino primário em educação nutricional

O curso cobriu 43 escolas de três distritos da Província de Manica
20/02/2015

180 professores irão começar a dar aulas de nutrição em escolas primárias da Província de Manica, depois de terem participado numa capacitação em educação nutricional realizada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) em parceria com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MEDH). Tendo como base o manual da FAO "Vamos comer alimentos nutritivos", o objectivo da formação foi aumentar o conhecimento dos professores não só sobre nutrição, mas também sobre desnutrição crónica, segurança alimentar e nutricional bem como metodologia de educação nutricional nas escolas primárias.

Segundo Ruth Butao Ayoade, tendo aulas de nutrição na escola, "as crianças passarão a saber, desde cedo, quais as escolhas alimentares que devem fazer para se manterem saudáveis". Para a consultora da FAO em segurança alimentar e nutricional, "esta é uma estratégia eficaz para prevenir a malnutrição tanto a curto como a longo prazo, protegendo o capital humano e contribuindo para o desenvolvimento económico do país". No fim da capacitação, o representante da Direcção Provincial de Educação de Manica, Pedro Camacho, afirmou que "este pode vir a ser o modelo para a implementação das actividades de educação nutricional no âmbito do Programa de Alimentação Escolar (PRONAE), recentemente aprovado pelo Governo moçambicano".

A formação de cinco dias, voltada sobretudo para hábitos alimentares saudáveis de crianças em idade escolar, foi orientada por uma equipa composta por nutricionistas bem como técnicos de agricultura e formadores de professores do Instituto de Formação de Professores de Chibata e da associação Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP) de Manica. Para Sandra Armindo, professora da Escola Primária de Chigodole, no Distrito de Manica, a formação constituiu "mais uma ferramenta não apenas de enriquecimento dos conteúdos sobre nutrição, como também de capacitação dos professores para transmitir conhecimentos sobre bons hábitos e práticas alimentares".

Realizada no âmbito da componente Hortas Caseiras e Educação Nutricional do sub-programa ODM1c da FAO, a capacitação abrangeu 43 escolas dos três distritos onde a componente está a ser implementada: Manica, Gondola e Sussundenga. Esta componente pretende, entre outros, melhorar os conhecimentos básicos em nutrição, higiene e saúde de mulheres e crianças.