FAO in Mozambique

Solos saudáveis são a base da produção alimentar

FAO/Olivier Asselin
20/04/2015

"Solos saudáveis são a base da produção mundial de alimentos e devem tornar-se um elemento-chave nas políticas públicas", assegurou Moujahed Achouri, Director da Divisão de Terras e Água da FAO, ao intervir esta segunda-feira (20.04) na III Semana Mundial do Solo, em Berlim, Alemanha.

A Semana Mundial do Solo reúne mais de 550 participantes de 78 países que trabalham na gestão sustentável do solo e na governação da terra.

"Os solos são essenciais para alcançar a segurança alimentar e nutricional e têm o potencial de ajudar a mitigar os impactos negativos das alterações climáticas", disse Achouri, acrescentando ainda que as pressões nos recursos do solo estão a atingir "limites críticos".

Para além de sustentarem 95 por cento da produção alimentar, "os solos acolhem mais de um quarto da biodiversidade do planeta, são uma fonte importante de produtos farmacêuticos e desempenham um papel fundamental no ciclo do carbono", acrescentou.

Ao mesmo tempo, o nível de degradação do solo – estimado em 33 por cento mundialmente – é "alarmante" e tem o potencial de ameaçar a segurança alimentar e empurrar muitas pessoas para a pobreza, advertiu Achouri.

Uma gestão sustentável do solo, por sua vez, pode contribuir para a produção de alimentos em maior quantidade e qualidade. A FAO fez um apelo internacional aos responsáveis pela gestão dos solos e das políticas referentes a este recurso para que trabalhem em conjunto no sentido de reduzir a degradação do solo e recuperar as terras já degradadas.

Atenção mundial sobre os solos

A Semana Mundial do Solo 2015 coincide com o Ano Internacional dos Solos, que pretende sensibilizar o público quanto aos benefícios, muitas vezes não reconhecidos, dos solos na saúde humana e no desenvolvimento sustentável.

A Semana do Solo deste ano destaca a necessidade de incluir assuntos relacionados com o solo nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), que estão a ser discutidos actualmente.

"Se queremos satisfazer a necessidade primordial da humanidade de contar com segurança alimentar e nutricional, mitigar as alterações climáticas e alcançar o desenvolvimento sustentável, os recursos do solo devem ter a atenção mundial que merecem", disse Achouri.