FAO in Mozambique

FAO participa no lançamento da Campanha Agrícola em Moçambique

F. Nyusi cumprimenta o Embaixador do Brasil, o Representante da FAO em Moçambique e a Representante da Áustria (da esq.)
30/10/2015

A campanha agrícola 2015/2016 foi lançada oficialmente, esta sexta-feira (30.10.), pelo Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, no Posto Administrativo de Maniamba, Distrito de Lago, Província de Niassa.

O Representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no país, Castro Camarada, esteve presente na cerimónia, que incluiu a plantação de árvores, a visita a campos de produção de hortícolas e leguminosas e o lançamento do projecto de massificação do uso da enxada de cabo longo bem como uma feira agrícola.

As actividades reflectiram o potencial agrícola da região, sendo notável ainda a presença de instituições de ensino técnico e superior e do sector privado da área da agricultura, nomeadamente fornecedores de insumos, entre outros.

Durante a inauguração de um centro de serviços, o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, enfatizou a estratégia do governo no sentido de "desenvolver cadeias de valor específicas ao longo dos principais corredores", sublinhando também a necessidade de se produzir mais, diminuindo as importações de mercadorias que podem ser produzidas no país.

Na sua intervenção, o Representante da FAO em Moçambique, Castro Camarada, reafirmou "o compromisso da FAO de apoiar a transformação da agricultura assim como contribuir para um Moçambique com segurança alimentar e nutricional".