FAO in Mozambique

FAO implementa com sucesso voucher electrónico em Moçambique

Beneficiários do voucher
20/05/2016

O sub-programa "Acelerar o Progresso para o Alcance do ODM1c em Moçambique" (ODM1c), da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), está a ter bons resultados na implementação do voucher electrónico no país. Esta foi a conclusão da reunião de balanço da componente de voucher, realizada nos dias 19 e 20 de Maio em Chimoio, Província de Manica.

Até agora, o voucher electrónico abrange cerca de 12.500 agricultores. De acordo com o coordenador do sub-programa da FAO, Walter de Oliveira, "prevê-se que os 12.500 beneficiários passem para 24.000 a usar o voucher electrónico no âmbito da campanha da FAO 2016-2017".

O voucher electrónico, que substitui o voucher em papel, é uma das componentes do sub-programa ODM1c e visa a melhoria no acesso a insumos melhorados por parte de agricultores de subsistência e produtores emergentes através de pacotes parcialmente subsidiados pelo sub-programa.

Nesta fase-piloto, o sistema de voucher electrónico está a ser implementado nas províncias de Manica, Sofala, Zambézia e Nampula.
Augusto Janota, que foi beneficiário do voucher de papel, participou num seminário organizado pela FAO sobre voucher electrónico, realizado no distrito-natal de Manica, Província de Manica, e está animado com o programa:"Eu descobri que tenho muito mais oportunidades de aumentar as minhas colheitas quando uso as sementes do regime de voucher bem como os pesticidas incluídos no pacote. E antes, muitas vezes paguei mais caro por sementes de má qualidade."

O esquema de voucher constitui uma ferramenta de inclusão financeira. Através do acesso facilitado a insumos melhorados, os agricultores beneficiários vêem um aumento na sua produção assim como nos seus rendimentos, conhecimentos e segurança alimentar dos seus agregados.