FAO in Mozambique

FAO e MASA discutem projecto sobre mudanças climáticas na Província de Gaza

FAO e DPA discutem o projecto em Gaza
18/08/2016

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e a Direcção Nacional de Extensão Agrária do Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar (MASA) realizaram esta quinta-feira uma reunião técnica de apresentação do projecto "Fortalecimento das capacidades dos produtores agrários para gerir o impacto das mudanças climáticas para melhorar a segurança alimentar através da metodologia da Escola na Machamba do Camponês" na Cidade de Xai-Xai, Província de Gaza.

Durante o encontro a FAO e a Direcção Provincial de Agricultura (DPA) do MASA discutiram questões que possam facilitar a implementação do projecto a nível dos distritos abrangidos naquela província.

Segundo o Chefe dos Serviços Provinciais de Agricultura, em representação do Director Provincial de Agricultura em Gaza, Faustino Chuma "cerca de 200 mil pessoas neste momento estão afectadas pela situação de insegurança alimentar na província de Gaza". Chuma referiu ainda que "com a implementação deste projecto teremos um sector produtivo com mais capacidade para dar resposta aos efeitos das mudanças climáticas dos produtores directamente envolvidos, ou daqueles que poderão aprender dos beneficiários do projecto em termos de vantagens tecnológicas em várias áreas que o projecto dá assistência".

O projecto tem como objectivo aumentar a capacidade dos sectores agrário e pastorício para fazer face às mudanças climáticas através de uma adopção cada vez maior, por parte dos agricultores, de tecnologias e práticas de adaptação às mudanças climáticas numa rede de Escolas na Machamba do Camponês já estabelecidas na Província de Gaza, concretamente nos distritos de Guijá, Mabalane, Chigubo e Chicualacuala.

Lançado oficialmente em Maputo no mês de Julho, o projecto com a duração de quatro anos, foi também apresentado nas províncias de Sofala, Manica e Tete.

São parceiros deste projecto o Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar (MASA), o Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural (MITADER), o Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) e o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), e suas representações a nível provincial.