FAO in Mozambique

Treinamento em Agroecologia no âmbito do projecto sobre mudanças climáticas

O treinamento pretende ajudar os agricultores a fortalecer sua capacidade produtiva
19/10/2016

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) realizou no distrito de Marracuene, uma formação em Agroecologia, no âmbito do projecto: "Fortalecimento das capacidades dos produtores agrários para gerir o impacto das mudanças climáticas para melhorar a segurança alimentar através da metodologia da Escola na Machamba do Camponês" .

A formação com a duração de dez dias (10-19 de Outubro), contou com participantes do governo central e das províncias de Tete, Gaza, Sofala e Manica, para além de participantes da sociedade civil e organizações de agricultores envolvidos na produção sustentável e agroecológica no país e, visa auxiliar os agricultores a manter a produtividade agrícola em um cenário de mudanças climáticas.

Durante a cerimónia de abertura da formação, a Directora Nacional de Extensão Agrária, Sandra Silva, afirmou que "esta formação em agreocologia se enquadra no contexto actual das mudanças climáticas no país e que é importante observar que mudanças ocorrem no clima, no padrão de chuvas e nos solos pois tudo isso está a afectar o desenvolvimento das culturas e dos animais".

Silva afirmou ainda que "é importante estudar a agroecologia para perceber como esses factores interagem e afectam o desenvolvimento do sector agrário para se encontrar a melhor forma de resiliência para as mudanças climáticas".

No total foram formados 46 técnicos das 4 províncias acima referidas, entre extensionistas, mestres e facilitadores das Escolas na Machamba do Camponês (EMC).

O Coordenador do Projecto da FAO, Pedro Simpson, referiu que "esta formação se enquadra no âmbito da implementação do projecto para o fortalecimento das capacidades dos agricultores a se adaptar as mudanças climáticas, lançado em Maputo em Julho último e, visa garantir e assegurar condições de segurança alimentar para as comunidades beneficiárias, através da produção alimentar sustentável, promovendo a segurança alimentar e nutricional".

O projecto é financiado pelo Fundo Global para o Ambiente (GEF, na sigla em inglês) e busca explorar diversas abordagens para ajudar os agricultores a fortalecer sua capacidade produtiva. A formação, irá também ajudar a FAO e Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar (MASA) a definir mais claramente e de forma participativa as estratégias utilizadas no processo de implementação.