FAO in Mozambique

FAO apoia estratégia de Contenção da doença da banana em Moçambique

Campo afectado pela doença do Mal do Panamá
16/03/2017

A doença do Mal do Panamá, também chamada Foc TR4 foi identificada em áreas do sector comercial da banana na província de Nampula e posteriormente no distrito de Chiúre na província de Cabo-Delgado, onde já devastou cerca de 1500 hectares de produção de banana desde que a doença foi descoberta no país.

Esta é uma doença que pode causar grandes prejuízos na produção da banana, na ordem de 100%, se não forem tomadas as medidas de contenção adequadas.

Em resposta a esta situação, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e o governo de Moçambique, representado pela Direção Nacional de Agricultura e Silvicultura (DINAS) desenharam a Estratégia Nacional de Contenção de Foc TR4 para apoiar os produtores de banana na contenção/mitigação da doença nos campos de produção já afectados, de forma a evitar a sua propagação para outras áreas de cultivo de banana, não só em Moçambique mas também em países vizinhos.

Nesse contexto, a FAO em parceria com o Governo de Moçambique, realizou um encontro técnico com o objectivo de buscar contribuições dos diferentes sectores envolvidos na produção da banana para enriquecer a estratégia, que será aprovada posteriormente pelo Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar.

Durante o evento, o Director Nacional de Agricultura e Silvicultura, Mohamed Valá afirmou que "o plano de contingência deve ser estrategicamente elaborado de forma que a doença não saia das províncias afectadas e se alastre".
Valá disse ainda que "apesar de não ser um alimento de base, a banana contribui para a segurança alimentar e nutricional dos Moçambicanos e o apoio da FAO está alinhado com o que está prescrito nos planos do governo em termos de prevenção deste tipo de doenças".

Para a técnica da FAO responsável pela área de Produção e Protecção de Plantas, Joyce Mulilamitti, esta estratégia vai definir de forma realística e prática que acções devem ser realizadas.

"Os produtores precisam de ser alertados porque muitos deles não conhecem bem a doença. Neste momento o que nós constatámos no campo é que os produtores precisam estar melhor informados porque não podem controlar algo desconhecido" constatou.

Na mesma ocasião, Mulilamitti disse também que os outros países ao redor de Moçambique devem estar preparados.
"Moçambique está a fazer um trabalho para controlar a doença. É importante que os outros países em volta estejam em alerta e que se preparem para lidar com a doença, principalmente os que têm fronteira com Moçambique" afirmou.

A doença do Mal do Panamá também ocorre em vários outros países do mundo, nomeadamente, Austrália Malásia, Indonésia, Taiwan, China e Filipinas.