FAO in Mozambique

FIRST- Apoio à segurança alimentar e nutricional, agricultura sustentável e resiliência

Agricultor abastecendo um celeiro
30/03/2017

Nos últimos anos, em resposta à deterioração da situação de segurança alimentar e nutrição em muitos países, os governos aumentaram o seu compromisso de alcançar a segurança alimentar e a nutrição para todos. Em Moçambique, onde cerca de 43% da população sofre de desnutrição crónica com maior ênfase nas crianças dos 0-5 anos, a FAO e a União Europeia (UE) são parceiros de implementação do FIRST, uma plataforma de Impacto, Resiliência, Sustentabilidade e Transformação da Segurança Alimentar e Nutricional que pretende ajudar os governos a alcançar a Fome Zero, através do compromisso de desenvolver políticas, estratégias e programas que possam efetivamente apoiar a segurança alimentar, nutrição e agricultura sustentável.

Desde a criação deste programa, mais de 45 governos incluindo Moçambique manifestaram formalmente o seu interesse no mecanismo de assistência política da UE e da FAO.

O "FIRST" em Moçambique vai prestar assistência técnica focada no apoio organizacional e institucional ao Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional (SETSAN) assegurando a integração coerente da Segurança Alimentar e Nutricional e Agricultura sustentável (Food and Nutrition Security and Sustainable Agriculture – FNS&SA) nos quadros legais nacionais.

Acções do FIRST para Moçambique

Para além desta assistência, o FIRST preconiza também a:
-Integração de Segurança Alimentar e nutrição e agricultura sustentável (FSN & SA) em políticas nacionais chave, incluindo quadros de M & A abrangentes;
-Apoio à implementação descentralizada dos programas nacionais integrados;
-Fortalecimento da coordenação multissetorial através do estabelecimento do CONSAN (liderado pelo SETSAN);
-Capacitação dos principais intervenientes nas políticas e planificação nos sectores da nutrição e da segurança alimentar.

FIRST e ODS´s

O FIRST está actualmente em África, na Ásia, América Latina, Caribe e na região do Pacífico. Esta é uma iniciativa que contribui directamente para dois dos principais objectivos estratégicos da FAO e também para os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS):
-Eliminação da fome, insegurança alimentar e desnutrição;
-Fome zero e agricultura sustentável.