FAO in Portugal

Poder local em Rede pela Segurança Alimentar e Nutricional

04/10/2017

Lisboa - O Escritório de informação da FAO em Portugal e junto da CPLP, tem desenvolvido atividades visando mobilizar o poder local para a formulação de Estratégias de Alimentação e Nutrição Adequadas. Recorde-se que a Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (ESAN – CPLP) prevê a participação ativa do poder local no seu Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional.

Este ano, em junho, a FAO PT/CPLP organizou uma conferência internacional com a Câmara Municipal de Lisboa, denominada, “ Segurança Alimentar e Estratégias Nutricionais”, participou ativamente do V Congresso Português de Alimentação e Autarquias na cidade de Guimarães e reuniu com responsáveis das Câmaras Municipais de Lisboa, Amadora e Cascais para discussão de ações conjuntas neste domínio.

O escritório da FAO prepara ainda, em parceria com a UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, uma reunião de cidades dos países de Língua Portuguesa processo que se encontra em fase de preparação.  Este evento terá como objetivo celebrar um Pacto entre as capitais de Língua Portuguesa para o desenvolvimento de estratégias de alimentação e nutrição coerentes com a ESAN – CPLP.

Mais recentemente, no dia 12 de Setembro e após contactos com mais de duzentos Municípios em Portugal, a FAO PT/CPLP organizou uma reunião na sede da CPLP em Lisboa com o objetivo de mobilizar o poder local português para participar ativamente do III Encontro Anual e Cimeira de Presidentes da Câmara do Pacto de Milão  que se realiza em Valência, Espanha, entre os dias 19, 20 e 21 de outubro.

Estiveram presentes cerca de 20 representantes de Municípios nacionais do Norte ao Sul do País e Ilhas, incluindo Comunidades Intermunicipais. Estiveram igualmente presentes o Colégio F3 da Universidade de Lisboa e a ReAlimentar – Rede da Sociedade Civil.

Após as intervenções dos vários participantes na reunião, sobressaem algumas áreas de trabalho comuns relacionadas com a sustentabilidade dos sistemas alimentares, havendo várias menções a questões relacionadas com:

(A) educação alimentar e nutricional, em particular ao nível da alimentação escolar - ações dirigidas às crianças (ensino pré-escolar e primário) com foco na alimentação saudável e ao aumento da literacia das famílias;

(B) ligação com ações de saúde e proteção social;

(C) aquisição de produtos locais com integração das várias fases da cadeia alimentar (produção, processamento e comercialização).

 

A reunião permitiu ainda identificar áreas comuns para trabalho futuro e  iniciar o intercâmbio de informações entre Munícipios e a FAO. Foram identificados, entre outros, os seguintes desafios futuros: i) Estratégias Intersectoriais para Alimentação e Nutrição a nível local; ii) Alimentação Escolar / Educação alimentar e nutricional / Compras públicas aos agricultores locais; e iii) Governança da Segurança Alimentar e Nutricional a nível local.

Tendo em conta as prioridades de trabalho conjuntas, os participantes concordaram na necessidade/conveniência de iniciar uma rede informal  de intercâmbio que englobe os municípios presentes na reunião e outros que venham a manifestar esse interesse. Também se concluiu pela necessidade de envolver todas as redes existentes em áreas conexas. A FAO PT/CPLP irá procurar facilitar o início deste processo. 

Foto: FAO PT/CPLP