FAO in Portugal

FAO participa do seminário Reflexão e Ação para o Desenvolvimento Global

29/06/2018

No dia 29 de junho, teve lugar na Fundação Cidade de Lisboa o seminário “Reflexão e Ação para o Desenvolvimento Global”, no âmbito do projeto COERÊNCIA.PT. O evento reuniu especialistas das várias áreas prioritárias para a União Europeia, como as alterações climáticas, as migrações, o comércio, a segurança e a soberania alimentar.

A iniciativa “Coerência das Políticas para o Desenvolvimento (CPD)” está a ser desenvolvida pela Fundação Fé e Cooperação. Segundo a ONG, trata-se de uma abordagem que visa assegurar a intersetorialidade entre as políticas e os esforços para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Os participantes do painel relativo ao tema da Soberania Alimentar Manuel Correia, docente do Instituto Superior de Agronomia (ISA) e Alfredo Sendim, representante da Herdade do Freixo do Meio e do Movimento Pessoas pelo Clima, deram ênfase ao fato de a maior casa de pobreza na atualidade prender-se com o modelo agrícola em vigor. Na óptica dos oradores, um sistema alimentar incoerente tem consequências nefastas para a saúde que suplantam os números da fome. Para eles, as questões relacionadas com a obesidade e as doenças como as diabetes e hipertensão constituem um fenómeno dispendioso para o sistema de Saúde Pública que colocam em causa a sua sustentabilidade, não apenas dos países do Sul, mas também do Norte.

O Chefe do Escritório de Informação da FAO em Portugal e junto da CPLP, Francisco Sarmento, participou do debate como moderador e defendeu que são necessárias políticas adequadas para implementar a transição para modelos sustentáveis.

As alterações climáticas têm maior impacto nos países em vias de desenvolvimento e, associados à carência de recursos, estão na origem da questão da insegurança alimentar e nutricional e das migrações em massa.

Foto: Guto | Âmago