FAO in Portugal

FAO partilha experiências com Caixa Agrícola

10/05/2014

Lisboa – No âmbito das comemorações do Ano Internacional da Agricultura Familiar, o Representante da FAO em Portugal, Hélder Muteia, foi convidado pela Federação Nacional de Caixas Agrícolas (FENACAM) a apresentar uma palesta subordinada ao tema “FAO, Alimentação e Agricultura Familiar”, num seminário sobre “As Caixas Agrícolas e o Desenvolvimento Local”, realizado a 10 de Maio, em São Pedro do Sul.

A audiência era composta por cerca de 200 participantes, entre trabalhadores do sistema de crédito da Caixa Agrícola, profissionais da área de agronegócio, professores universitários, bem como funcionários públicos dos municípios locais.

A palestra abordou a missão da FAO no combate à fome, os desafios enfrentados pela agricultura familiar, o desperdício de alimentos e a problemática da sustentabilidade ambiental. Alguns exemplos de possíveis caminhos e soluções também foram apresentados e debatidos.

O encontro também serviu para estabelecer contactos com os responsáveis da Caixa Agrícola, no sentido de promover parcerias com entidades similares nos outros países da CPLP, para troca de experiências em tecnologias de gestão de crédito agrícola, particularmente em Angola, Cabo verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Guiné Bissau.

A cerimónia de abertura do seminário foi dirigida pelo Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Francisco Gomes da Silva, que no seu discurso destacou a importância da agricultura familiar portuguesa no desenvolvimento rural, bem como os problemas enfrentados pelo setor, particularmente o acesso ao crédito e aos mercados. Também foram convidados outros palestrantes que apresentaram dissertações sobre as políticas agrícolas da União Europeia, bem como a história e boas práticas da agricultura familiar em Portugal.