FAO in Portugal

FAO presente no evento final da Consulta Pública em Portugal sobre a Implementação da Agenda Pós-2015

07/07/2014

Lisboa - Realizou-se hoje o Evento final da Consulta Pública em Portugal sobre a Implementação da Agenda Pós-2015, promovido por uma comissão organizadora da qual fazem parte o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, a Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, o CNJ – Conselho Nacional de Juventude, a Minha Terra – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local, a PpDM – Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres e a Plataforma Portuguesa das ONGD. A organização da consulta pública contou também com o apoio do Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental (UNRIC).

Este evento final vem concluir uma série de workhops realizados em vários pontos do país que alimentaram o processo da consulta em Portugal, promovido por iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e nos quais foram debatidas as possíveis formas de implementação a nível local da agenda para o desenvolvimento pós-2015, presentemente em discussão nos diversos fora internacionais, e que se prevê que inclua os futuros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

No evento final de hoje, pretendia-se não só dar a conhecer este processo de consulta, mas também promover o debate sobre a localização da agenda pós-2015, reunindo para esse efeito representantes de organismos de âmbito nacional.

A sessão de abertura foi iniciada por Carlos Manuel Castro, Vereador para as Relações Internacionais da Câmara Municipal de Lisboa e foi moderada pela deputada Mónica Ferro, Coordenadora do Grupo Parlamentar Português sobre População e Desenvolvimento. Contou, num primeiro momento, com a intervenção de Francesco Bicciato, Conselheiro do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, que procedeu à apresentação do Relatório dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio de 2014. De seguida, interveio Ana Paula Laborinho, Presidente do Instituto Camões, que fez uma apresentação da posição portuguesa sobre a Agenda Pós-2015.

Seguiu-se um novo painel moderado por Margarida Medina Martins, da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, onde foi feita uma Apresentação dos Diálogos sobre a Implementação da agenda Pós-2015 por Gemma Aguado da UNDP ART Initiative e que contou ainda com a visualização de um testemunho da consulta no Equador, realizado por Nuno Queirós, Representante Adjunto do PNUD no Equador. Finalmente, Pedro Krupenski, Presidente da Direção da Plataforma Portuguesa das ONGD fez um resumo das principais conclusões do processo de consulta pública realizado em Portugal.

Depois de um período de debate entre os participantes teve lugar a sessão de encerramento que foi orientada por Luís Campos Ferreira, Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação e por António Carlos Teixeira, da Direção-Geral de Desenvolvimento e Cooperação da Comissão Europeia.