FAO in Portugal

Ano Internacional da Agricultura Familiar celebrado nos Açores

18/07/2014

Lisboa, 18 de julho de 2014 – Decorreram nos dias 16 em Ponta Delgada e 18 em Angra do Heroísmo, na Terceira, dois eventos de celebração de 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar, organizados justamente para a sua divulgação através da preparação de dois Seminários. A importância deste tema prende-se com a necessidade de aumentar a visibilidade da agricultura familiar, identificando lacunas e oportunidades para que seja possível a promoção de mudanças rumo a um desenvolvimento mais equitativo e equilibrado, bem como a gestão dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável, particularmente em áreas rurais.

Apesar de tomarem lugar em ilhas diferentes do mesmo arquipélago, os dois Seminários partilharam um programa comum que se iniciou com a Sessão de Abertura seguido da exibição de um documentário intitulado “Agricultura familiar na Região Autónoma dos Açores” e que serve como mote introdutório às temáticas abordadas nos painéis seguintes.

O primeiro painel focou o tema da Agricultura Familiar e contou com apresentações por parte de Jorge Rita, da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Firmino Cordeiro, da Associação de Jovens Agricultores de Portugal (AJAP) e de um representante da Federação Minha Terra (FMT – GRATER).

O segundo painel foi sobre a importância social, económica, ambiental e cultural da Agricultura Familiar e contou com intervenções por parte de Emiliana Silva, da Universidade dos Açores (UA), de Magda Porta, do Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE) e de João Monteiro, da empresa Easy Fruits & Salads, Lda.

O terceiro, e último, painel foi sobre a Agricultura Familiar como instrumento de combate à pobreza, às alterações climáticas e perda de biodiversidade, foi moderado por Maria do Socorro Rosário da APDEA, e teve como oradores Miguel Amorim, da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DRADR), Pedro Teixeira da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, do Ministério da Agricultura e do Mar (DGADR) e Hélder Muteia, Representante da FAO em Portugal. A sua intervenção nos objetivos e desafios da agricultura familiar e foi seguida pela visualização de um pequeno documentário realizado pela FAO sobre o Ano Internacional da Agricultura Familiar.

A organização destes dois eventos regionais ficou a cargo da Associação Portuguesa de Economia Agrária (APDEA), juntamente com o Ministério da Agricultura e do Mar, bem como da Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através da Direção Regional do Desenvolvimento Rural.