FAO in Portugal

Entrevista concedida à revista Vida Rural: "Há questões de estratégia e estabilidade que são soberanas"

01/09/2014

O Responsável do Escritório da FAO em Portugal e junto da CPLP, Hélder Muteia, concedeu uma entrevista à revista Vida Rural, publicada na edição de julho/agosto.

 

“Foram divulgadas recentemente as perspetivas da FAO/OCDE que apontam para preços mais baixos na agricultura. Esta tendência deve manter-se ou haverá risco de novas pressões especulativas?

Entre 2008 e 2010 houve um cenário de alta e volatilidade nos preços dos alimentos. Nos últimos 3 anos os índices de preços baixaram relativamente, e prevê-se que continuem a baixar nos próximos 2 a 3 anos até estabilizarem, sem entretanto caírem abaixo dos índices anteriores a 2008. É difícil prever com exatidão os comportamentos dos mercados. As recentes vagas de alta e volatilidade de preços, por exemplo, estão ligadas, não somente aos localizados e convencionais fatores do mercado, mas também a fatores mais globais como o baixo estoque de alimentos no mundo, o surgimento dos chamados países emergentes que exercem uma enorme pressão na procura por alimentos, o crescimento global da classe média com hábitos consumistas, as crises ambientais de impacto global, e o preço do petróleo no mercado internacional.

O que pode ser feito para mitigar estes riscos de especulação?

Relativamente ao mercado internacional, é importante garantir maior transparência e simplificação das práticas e procedimentos comerciais, garantir um diálogo aberto entre países e diversos agentes, evitar medidas protecionistas precipitadas que podem gerar o pânico. Em 2010 falou-se na possibilidade de adotar um pacto internacional para a estabilização de preços no mercado internacional. Hoje já não se fala muito nisso, talvez um dia se possa voltar à ideia de medidas consensuais e comuns para evitar choques no mercado internacional.”

 

Leia a entrevista completa aqui.