FAO in Portugal

FAO participa no primeiro workshop da Plataforma SKAN

17/09/2014

Lisboa – Realizou-se hoje na Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa um workshop dinamizado pela plataforma SKAN – Sharing Knowledge Agrifood Networks – sobre a tecnologia e inovação na colaboração entre Europa, África e América Latina no sector agroalimentar, para o qual foi convidado Hélder Muteia, Representante da FAO em Portugal e junto à CPLP, que fez uma breve apresentação sobre a temática do Desenvolvimento do setor agroalimentar em África e na América Latina.

A Plataforma SKAN é uma rede virtual que pretende promover a partilha de conhecimento e tecnologia de Portugal com outras empresas e instituições de toda a Europa, África e América Latina nos setores agrícola, alimentar e florestal.

Este workshop pretendia juntar atores de diferentes meios (empresarial, científico, governamental, entre outros) para promover a colaboração Europa-África-América Latina através de: uma discussão sobre a atual situação dos sectores agrícola, alimentar e florestal em África e na América Latina; uma análise das fontes de financiamento disponíveis entre 2014 e 2020 para projetos internacionais de tecnologia e inovação; e da criação de grupos de trabalho focados na dinamização de parcerias para futuros projetos em consórcio. Foram assim iniciadas discussões para o desenvolvimento potencial de projetos nas seguintes áreas:

  • Agricultura: produtividade e sustentabilidade
  • Agroindústria e cadeias de valor
  • Floresta e recursos naturais
  • Ambiente, água e energia
  • Pescas e aquacultura

O workshop teve início com a sessão de abertura que contou com a presença de Assunção Cristas, Ministra da Agricultura e do Mar e de Ana Paula Laborinho, Presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua. No primeiro painel, que serviu de sessão de enquadramento, Hélder Muteia foi o primeiro interveniente, seguido de outras apresentações, nomeadamente, sobre as Perspetivas para investir no setor agroalimentar em África e na América Latina, sobre Oportunidades de financiamento para projetos internacionais de tecnologia terminando a esta sessão com a Apresentação da Plataforma SKAN.

De seguida, abordaram-se temas como o sucesso e o insucesso na colaboração entre Europa, África e América Latina no segundo painel e, da parte da tarde, os grupos de trabalho debateram as Necessidades, oportunidades de mercado e financiamento internacional para futuros projetos de colaboração.

Depois de apresentas das conclusões dos grupos de trabalho, deu-se por terminado o dia com a sessão de encerramento realizada por Nuno Canada, Presidente do INIAV, Luís Mira da Silva Presidente da INOVISA e Duarte Bué Alves, Assessor diplomático da Ministra da Agricultura e do Mar.

A Plataforma SKAN conta com o apoio financeiro do Ministério da Agricultura e do Mar, do fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural, do Proder – Programa de Desenvolvimento Rural. É gerido e operacionalizado pelo INOVISA, e tem ainda como parceiros fundadores o Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa, a Universidade de Évora, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), o Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT), e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).