FAO in Portugal

“Cine-ONU”: Exibe documentário "Hortas di Pobreza"

23/10/2014

Lisboa – Ainda no decorrer de outubro, o mês em que se assinalou o Dia Mundial da Alimentação no passado dia 16, O Escritório da FAO em Portugal esteve ontem presente em mais um evento do Cine- ONU: Ciclo de cinema sobre Direitos e Desenvolvimento, uma iniciativa da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Centro Regional de Informação das Nações Unidas, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, que desta vez exibiu o  documentário “Hortas di Pobreza”.

O documentário “Hortas di Pobreza” de 2010, retrata a realidade da aldeia de Pobreza, no sul da Guiné-Bissau, onde a atividade social e económica da população rural está fortemente dependente da produção e comercialização do caju não transformado. É dado a conhecer o ciclo de produção do caju na Guiné-Bissau e a sua viagem até à Índia (país não produtor mas que recebe o caju na sua indústria transformadora e onde este multiplica o seu valor). Neste documentário é possível assistir a esta relação de interdependência que ameaça a soberania e sobrevivência alimentar do povo guineense.

Após a exibição do documentário deu-se lugar a um debate que contou com as intervenções de Hélder Muteia, Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, da realizadora Sara de Sousa Correia e do produtor Fernando Naves Sousa, Margarida Alvim da FEC – Fundação Fé e Cooperação foi a moderadora.

Mais informações em: http://cargocollective.com/liquen